Evite prejuízos em seu restaurante! Aprenda a precificar seus pratos
Definir corretamente o preço de venda pode ser o diferencial do sucesso para o seu restaurante!
Um dos processo mais importantes para qualquer restaurante é o processo de definição e assim, a aplicação do preço de venda para cada item comercializável em um restaurante.
Quando bem utilizado, o processo envolvendo a definição do preço de venda costuma trazer desse modo, bons resultados no caixa de entrada. Assim, com um bom resultado incidindo diretamente no fluxo de caixa, o restaurante certamente então, alcançará o sucesso que almeja.
O preço de venda pode ser definido através de algumas dicas simples que você deve levar em consideração antes de aplicar a precificação de fato.
Dessa maneira, este artigo traz algumas informações relevantes que você pode agregar ao seu conhecimento com o objetivo de realizar a precificação de forma mais assertiva para o seu restaurante.
Como aplicar o preço de venda em produtos de seu restaurante?
Para calcular o preço de venda dos itens comercializáveis de seu restaurante, você precisa levar em consideração alguns fatores, entre eles:
- Calcular o gasto com os ingredientes;
- Calcular os gastos fixos de seu restaurante;
- Definir o lucro desejado;
- Levar em consideração todos os impostos.
Abaixo, abordaremos sobre cada um dos tópicos mencionados acima com mais detalhes.
Calcular o gasto com os ingredientes
Para realizar o cálculo do preço de venda para algum prato específico, será necessário então, levar em consideração o custo relacionado a todos os ingredientes que compõem determinado prato.
Em caso de outros produtos comercializados como bebidas ou pratos que já venham prontos, então desconsidere essa etapa.
Calcular os gastos fixos de seu restaurante
Tenha em mente quando aplicar o preço de venda todos os gastos fixos que seu restaurante possui. Assim, você deve aplicar a proporcionalidade de todos os custos fixos em seus produtos.
Você precisa levar em consideração que toda a sua renda deve ser superior a todos os gastos provenientes do seu restaurante, caso contrário, dificilmente obterá sucesso!
Definir o lucro desejado
Leve em consideração o lucro que quer alcançar com cada preço de venda aplicado. Aplique então, uma margem realista, nem muito abaixo, muito menos muito acima, pois essa margem pode desse modo, definir o sucesso de venda de cada item em seu restaurante.
Levar em consideração todos os impostos
Por fim, assim como você deve levar em consideração os custos fixos, também precisa levar em consideração todos os impostos (como o ICMS e ISS para restaurantes que agregam serviço de entrega) e aplicar então, ao preço de venda de forma proporcional em cada item do seu restaurante.
Não conhecer todos os custos pode ser um problema
Não ter em mente todos os custos que o seu restaurante possui pode representar desse modo, um grande problema em relação à aplicação correta do preço de venda de cada prato de um restaurante. Isso ocorre porque, sem a total dimensão de gastos, você não conseguirá então, calcular de forma efetiva o quanto precisa repassar em cada item à venda.
Conte com uma ajuda especializada
Contar com uma contabilidade especializada em restaurante pode te ajudar a contabilizar todos os gastos que possui com o seu negócio.
Conte conosco, da C.A Nova Contábil
Para aplicação correta do preço de venda para cada item em seu restaurante, você pode contar conosco, da C.A Nova Contábil. Somos uma contabilidade especializada em restaurante e podemos ajudar com toda a questão contábil de seu restaurante.
Entre em contato conosco através do nosso website, utilizando o botão do WhatsApp localizado no canto inferior da tela.