Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

PIX: você precisa declará-lo na declaração do IR? Saiba agora!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Pix: Você Precisa Declará Lo Na Declaração Do Ir? Saiba Agora! - C. A. Nova Contábil

O PIX pode te colocar na malha fina? Descubra agora!

Descubra agora, em nosso artigo, se o PIX pode lhe trazer problemas com a Receita Federal!

O PIX chegou para facilitar as transações financeiras entre os brasileiros, trazendo benefícios como transferências gratuitas entre bancos, funcionamento 24h por dia, inclusive nos finais de semana e nos feriados, e muito mais.

Contudo, será que ele pode ser utilizado pela Receita Federal para monitorar as suas transações financeiras e para te “dedurar” ao Governo Federal?  

Descubra agora mesmo, no artigo que preparamos para você, e fique livre de problemas com a Receita.

Acompanhe!

Como funciona o PIX?

PIX é uma forma de pagamento e de transferência instantânea criada pelo Banco Central (BC) do Brasil. Os valores são enviados de forma rápida, fácil e simples em poucos segundos e em qualquer dia da semana.

Para fazer um PIX, você precisa ter uma conta em qualquer banco ou qualquer outro tipo de instituição financeira. A partir disso, basta criar a chave PIX, que serve para identificar a sua conta no sistema da instituição financeira. Assim, na hora de fazer um PIX, você não precisa identificar os dados bancários da pessoa, apenas o número da chave.

As pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves em qualquer instituição financeira, já em relação às pessoas jurídicas, esse limite é de até 20 chaves PIX.

Lembrando que não há a possibilidade de cadastrar uma mesma chave para instituições financeiras diferentes.

As chaves PIX podem ser:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Chave aleatória.

Para saber um pouco mais sobre o PIX e sobre as vantagens para o seu negócio, acesse os links abaixo:

Como vimos, o PIX traz mais facilidade para as transações financeiras entre os brasileiros. Mas será que, como se trata de uma ferramenta que também é utilizada para vendas e para pagamentos de prestação de serviços, você também precisa declarar esse faturamento no Imposto de Renda? Vamos falar sobre isso a seguir. Acompanhe!

Quem faz PIX tem que declarar Imposto de Renda?

A Receita Federal não pode utilizar o PIX para investigar as suas transações financeiras, tendo em vista que elas estão protegidas pela lei do sigilo bancário. Para saber um pouco mais sobre essa lei, acesse o link abaixo:

  • LEI COMPLEMENTAR Nº 105, DE 10 DE JANEIRO DE 2001.

Contudo, por mais que as transações do PIX, assim como do TED e do DOC, estejam protegidas pela lei do sigilo bancário, as instituições financeiras ainda precisam enviar uma declaração com valores movimentados nos últimos 5 anos para a Receita Federal.

Vale ressaltar que as informações são transmitidas de forma mensal e envolvem movimentações superiores a R$2.000 para pessoa física e R$5.000 para as pessoas jurídicas.

Segundo o advogado tributarista Eliézer Marins: “As consequências dessa medida para as pessoas honestas é o risco de malha fina ou questionamento da Receita sobre movimentações ou saldos errados, informados por descuido ou engano. Quem sonegar impostos terá de justificar o patrimônio descoberto e provavelmente terão que arcar com os custos dos impostos e multas, que chegam a triplicar o valor original”.

Lembre-se de que você também é obrigado a declarar os informes de rendimentos de instituições financeiras. Ou seja, você precisa declarar todos os valores recebidos e investidos durante o ano, inclusive os valores do PIX.

Então guarde todos os extratos bancários, os comprovantes de pagamentos, entre outros, para que você tenha todas as informações necessárias a fim de declarar o Imposto de Renda de forma devida, sem erros e sem problemas com a Receita Federal.

Afinal, se você cair na malha fina por declaração com erros ou com omissões, poderá sofrer com multas e com sanções, como o bloqueio do CPF e até mesmo responder pelo crime de sonegação fiscal.

Então fique atento e não hesite em contar com o auxílio de um profissional contábil, assim você evitará todos esses problemas!

Conte com a C.A. Nova Contábil e evite problemas com a Receita Federal!

Nós da, C.A. Nova Contábil, estamos sempre atualizados sobre as novidades e sobre as mudanças contábeis e fiscais para manter os nossos clientes atualizados e protegidos.

Somos especialistas em Imposto de Renda, assim como nos demais serviços contábeis e fiscais, e estamos preparados para te auxiliar na declaração do IR 2022 sem erros e sem problemas com a Receita Federal.

Os nossos profissionais altamente qualificados e treinados irão te auxiliar na organização de todas as documentações, assim como nos informes necessários e obrigatórios, como os valores de movimentação do PIX e muito mais.

Entre em contato conosco e vamos juntos declarar o IR 2022 sem problemas e sem dores de cabeça.

CLIQUE AQUI E FAÇA A DECLARAÇÃO DO IR SEM ERROS E SEM PROBLEMAS COM O FISCO!

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Controle Financeiro Para Dentistas Infantis Garanao Sucesso (1) - C. A. Nova Contábil

Contabilidade eficiente para Dentistas Infantis!

Contabilidade para Dentistas Infantis: estratégias para Gerenciar suas Finanças com Eficiência Descubra como dentistas que atendem crianças podem otimizar sua gestão financeira com dicas especializadas

Recomendado só para você
Descubra agora mesmo quem precisa declarar o IR 2022! Saiba…
Cresta Posts Box by CP