Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

Medidas a serem tomadas na empresa para não cair na malha fina em 2023 – confira

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Medidas A Serem Tomadas Na Empresa Para Não Cair Na Malha Fina Em 2023 Confira - C. A. Nova Contábil

Malha fina: o que fazer para evitar em 2023

Veja 4 dicas para fugir da malha fina em sua empresa

É muito comum que organizações acabem caindo na malha fina da Receita Federal, o que pode causar múltiplos problemas fiscais, gerenciais e legais para essas empresas.

Felizmente, há algumas medidas que podem ser tomadas e devem ser tomadas para garantir a obediência de sua empresa e afastar-se de irregularidades.

Visando evitar que sua empresa caia na malha fina, é importante seguir algumas medidas preventivas. 

Neste artigo, vamos mostrar quais são as principais medidas que as empresas devem tomar para não cair na malha fina em 2023.

Veja mais sobre como se manter em dia com a Receita, confira:

Agenda TributÁria Blog - C. A. Nova Contabil no Rio de Janeiro - RJ

O que é a malha fina?

É utilizado o termo malha fina para se referir a todos os procedimentos de inconsistências ou erros na declaração de imposto de renda da Sua Empresa. Esta avaliação envolve o cruzamento das transações financeiras do contribuinte com os dados de todas as organizações com as quais ele tinha negócios. 

Portanto, é significativo que as pequenas, médias e grandes empresas tomem cuidado em suas práticas contábeis. Uma empresa pode ser pega na malha fina por inúmeras razões, desde o preenchimento errado do formulário, até deixar de fora informações ou o que foi declarado não corresponder com o registrado nos estabelecimentos em questão.

Por que uma empresa cai na malha fina?

O sistema é projetado para reduzir as fraudes, portanto uma empresa pode cair na malha fina por várias atividades que contêm o risco de atividades fraudulentas, e garantir o papel da malha fina é garantir a exatidão de todas as declarações feitas à Receita Federal. 

Uma vez que uma declaração é apresentada, o órgão fiscal verifica os dados em relação a outras fontes, como instituições financeiras e planos de saúde. Se alguma discrepância for revelada, a declaração passa por um exame mais detalhado, que também é chamado de malha fiscal.

Como evitar a malha fina em minha empresa em 2023?

Gestão tributária 

Para não se deixar enganar no procedimento do imposto de renda, é essencial praticar uma boa administração tributária. Os indivíduos responsáveis pelo assunto precisam evitar erros, atrasos e introduzir métodos que se mantenham afastados desses fatores. 

Tenha obrigações fiscais bem gerenciada e em dia

Sua empresa deve atender a uma série de exigências fiscais. Manter suas responsabilidades fiscais atualizadas é vital para evitar erros e dificuldades com o departamento de impostos, incluindo a taxa de penalidades. Além disso, é também essencial para evitar erros em sua declaração de imposto de renda.

Cuide da organização dos dados de sua empresa 

Se sua empresa fornecer relatórios com informações falsas sobre transações ou eventos que não ocorreram, ou se omite qualquer parte dos ganhos, produtos, serviços, operações ou quaisquer outros detalhes que possam alterar as obrigações fiscais de sua organização, você está infringindo a lei.

Isto pode levar a graves consequências, tais como multas monetárias e prisão de até dois anos.

Portanto, é essencial manter um registro organizado e preciso de suas atividades contábeis e fiscais, assegurando que seus livros e outros documentos estejam em ordem.

Desta forma, você pode reduzir a probabilidade de quaisquer erros ao preparar suas declarações.

Conte com uma contabilidade especializada 

As empresas geralmente contratam um consultor fiscal para ajudá-las a entender as regulamentações fiscais e garantir que os pagamentos sejam efetuados corretamente. 

Além disso, o especialista pode ajudar a melhorar o sistema de pagamento e os procedimentos fiscais, levando a medidas de redução de custos e evitando erros quando se trata de declarar os impostos, evitando problemas com o fisco, como cair na malha fina, por exemplo.

Sugestão de leitura:

Saiba Como Lidar Com O Excesso De Tributacao Na Abertura De Sua Empresa Blog - C. A. Nova Contabil no Rio de Janeiro - RJ

Conte com o apoio da C.A Nova Contábil para se manter longe do Fisco

A fim de não cair na malha fina em 2023, é importante contar com o apoio da C.A Nova Contábil. A empresa possui experiência na área contábil e fiscal e poderá orientar a sua empresa para que ela esteja conforme as leis e não seja surpreendida pela Receita Federal. 

Além disso, a C.A Nova Contábil possui uma equipe de profissionais altamente qualificados que irão auxiliar no planejamento tributário da sua empresa. 

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e saiba mais sobre os nossos serviços!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM O NOSSO APOIO E EVITE A MALHA FINA

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Controle Financeiro Para Dentistas Infantis Garanao Sucesso (1) - C. A. Nova Contábil

Contabilidade eficiente para Dentistas Infantis!

Contabilidade para Dentistas Infantis: estratégias para Gerenciar suas Finanças com Eficiência Descubra como dentistas que atendem crianças podem otimizar sua gestão financeira com dicas especializadas

Recomendado só para você
Você saberá como ocorre o cálculo do IRPJ!  Preparamos um…
Cresta Posts Box by CP