skip to Main Content
Quais São Os Benefícios Fiscais De Um Restaurante?

Quais são os benefícios fiscais de um restaurante?

Descubra os benefícios fiscais que seu restaurante pode usufruir e economize valores expressivos!

Entenda quais são e como funcionam os benefícios fiscais para restaurantes e utilize-os em seu negócio!

A tributação brasileira é complexa e é preciso sempre tomar muito cuidado para não ter problemas fiscais que podem causar grandes dores de cabeça e gerar altas multas… 

Entretanto, por mais que a questão fiscal seja comumente vista como um “fardo” a se lidar pelos empresários, existem vantagens que podem ser aproveitadas por alguns segmentos, como o de restaurantes. 

Os benefícios fiscais viabilizam a economia de muito dinheiro, e nós vamos te explicar como funcionam para que você utilize deste recurso a favor do seu negócio. 

Benefícios fiscais – O que são? 

A tributação brasileira e as obrigações fiscais que incidem sobre um empresário são assuntos complexos… 

Dessa forma, é comum que alguns aspectos não sejam de conhecimento comum. 

Contudo, por conta de alguns pontos da própria legislação tributária, alguns restaurantes usufruem de benefícios fiscais promovidos pelo chamado regime monofásico.

Esse benefício se dá sobre produtos com PIS e Cofins monofásicos, que viabilizam uma economia tributária para o estabelecimento. 

O que é PIS e Cofins monofásico? 

Esse é um benefício fiscal para os restaurantes, pois é pautado em uma lei que faz com que as indústrias recolham o PIS e Cofins de toda a cadeia de produção. 

Ou seja, o seu restaurante está isento do recolhimento desses tributos. 

Entretanto, ao realizar o cumprimento de suas obrigações, muitas vezes, os benefícios fiscais não são considerados e o seu restaurante acaba pagando o PIS e Cofins, ainda que não tenha necessidade. 

Essa situação é ainda mais comum quando se trata do Simples Nacional, afinal, ao pagar a DAS, comumente, não é deduzido o valor de PIS e Cofins monofásico. 

O que fazer quando não se utiliza os benefícios fiscais?

Especialmente se você não conhecia essa possibilidade, e já tem seu restaurante há algum tempo, deve ter se perguntado se é possível fazer algo caso tenha pago PIS e Cofins que não eram necessários…

E a resposta é sim! 

A recuperação de créditos tributários dos últimos 5 anos é uma possibilidade real que pode ser realizada com o suporte contábil. 

Assim, é possível reaver todo o valor pago a maior para o caixa do seu negócio e, para evitar que isso ocorra novamente, um planejamento tributário e uma contabilidade especialista em restaurantes são indispensáveis. 

Conte com a CA Nova para usufruir de todos os benefícios fiscais! 

Como já evidenciamos, a melhor forma de garantir que todos os benefícios sejam utilizados, e seu restaurante esteja em plena conformidade com todas as obrigações, é contando com suporte de uma contabilidade especializada. 

E é isso que nós, da CA Nova, somos! 

Nossos especialistas contábeis possuem a expertise voltada para restaurantes e conhecem todas as especificidades referentes ao seu segmento e estão preparados para garantir a tranquilidade que você precisa. 

Sendo assim, não hesite em contar conosco para garantir o melhor para o futuro do seu negócio!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a C.A. Nova?

Somos uma Empresa Contábil – RJ, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @canovacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

captcha

Recomendado só para você!
As novas tecnologias vêm revolucionando a cada dia a forma…