Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

Obrigações fiscais: quais são as de um restaurante?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Obrigações Fiscais: Quais São As De Um Restaurante? - C. A. Nova Contábil

Veja Quais As Obrigações Fiscais Do Seu Restaurante E Garanta A Regularidade Do Seu Negócio!

Cumprir com as obrigações fiscais é essencial para que seu restaurante se mantenha distante de problemas! 

Sabor, ambiente e atendimento excepcionais são, com certeza, fatores essenciais para o sucesso de um restaurante. 

Porém, esses aspectos são resultados de diversos processos anteriores que precisam ser cumpridos para que o melhor seja oferecido ao público. 

Dessa forma, nem só de pratos incríveis vive um restaurante, pois, muito antes, aspectos como as obrigações fiscais devem estar resolvidos. 

Sabemos que aspectos como esses são burocráticos e, muitas vezes, confusos. Por isso, preparamos esse artigo para acabar com as dúvidas mais comuns sobre obrigações fiscais! 

E então, vamos lá? Boa leitura! 

O que são as obrigações fiscais? 

O primeiro passo é entender o que são essas obrigações fiscais que podem colocar em risco o futuro do seu restaurante. 

Bom, as obrigações fiscais consistem em tributos e ações regulamentadoras que o seu restaurante deve cumprir para que esteja em dia com os impostos que precisa pagar e com o que precisa promover para o funcionamento do restaurante. 

Dessa forma, conhecer as obrigações fiscais é vital para que problemas que podem gerar multas e até mesmo o fechamento do seu negócio não ocorram. 

Quais as obrigações fiscais de um restaurante? 

Um restaurante precisa cumprir com diversas obrigações fiscais referentes a tributos e demais aspectos contábeis, além de cuidar de suas obrigações legais, que regulamentam seu funcionamento. 

Emissão de notas fiscais 

A NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) é, comumente, a mais utilizada em restaurantes. Porém, também tem-se disponível o ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor). 

A emissão de notas fiscais é de suma importância, pois, se o seu restaurante não emiti-la, pode ser acusado de sonegação de impostos. 

Documentos contábeis 

Aqui, podemos abranger diversos pontos que o seu restaurante precisa cumprir e que fazem parte de suas obrigações fiscais, como: 

  • Livro diário, 
  • Livro razão; 
  • Balanço Patrimonial; 
  • DRE; entre outros. 

Todos esses documentos são primordiais para registrar transações, ativos e passivos do seu restaurante, podendo ser solicitados pelo Fisco e são importantes para controle financeiro. 

Pagamento dos impostos 

De acordo com o regime tributário em que seu restaurante está enquadrado, é preciso se atentar ao pagamento de todos os impostos incidentes ao mesmo, como, por exemplo:

  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
  • IRPJ (Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas).

Garanta a segurança fiscal do seu restaurante! 

Para que todas essas obrigações e demais aspectos financeiros do seu negócio estejam bem cuidados, é crucial contar com o suporte de especialistas no assunto. 

Todos os pontos apresentados são de extrema importância para o seu restaurante funcionar, porém, exigem um cuidado minucioso para que tudo seja cumprido de forma correta. 

Dessa forma, para que você possa usufruir da tranquilidade de ter todas as suas obrigações contábeis em dia, além de controle financeiro e profissionais com a expertise necessária para te auxiliar, conte conosco, da C.A Nova Contábil. 

Nosso time está preparado e apenas aguardando o seu contato para te oferecer todo o suporte que você precisa. 

Sendo assim, se restou alguma dúvida ou se você quer garantir segurança fiscal para o seu negócio hoje mesmo, não hesite em falar conosco! 

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Controle Financeiro Para Dentistas Infantis Garanao Sucesso (1) - C. A. Nova Contábil

Contabilidade eficiente para Dentistas Infantis!

Contabilidade para Dentistas Infantis: estratégias para Gerenciar suas Finanças com Eficiência Descubra como dentistas que atendem crianças podem otimizar sua gestão financeira com dicas especializadas

Recomendado só para você
Faça Uma Redução De Custos Definitiva No Seu Restaurante Com…
Cresta Posts Box by CP