Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

IR 2022: saiba mais sobre esse imposto!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Ir 2022: Saiba Mais Sobre Esse Imposto! - C. A. Nova Contábil

Guia do IR 2022

É de responsabilidade das pessoas físicas e jurídicas estarem atentas ao pagamento do IR 2022, por isso, venha entender mais sobre este imposto obrigatório. Leia o nosso artigo e saiba mais!

O imposto de renda é um tributo federal, e é um dos mais importantes do país. Por isso, é indispensável que os cidadãos e os empresários conheçam mais sobre ele. 

Ele consiste em um imposto que é aplicado sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas referente ao ano anterior. 

Para que uma empresa esteja em conformidade com as obrigações legais, é de suma importância que seja realizado o pagamento do IR 2022

Sendo assim, elaboramos este post, para que você, empresário, entenda um pouco mais sobre o IR 2022, e, assim, não tenha problemas com a Receita Federal. 

O que é o Imposto de Renda (IR)?

Trata-se de um tributo anual que incide sobre os ganhos de pessoas e empresas. No início de cada ano, é preciso que seja feita uma declaração referente a ele. 

De modo geral, o objetivo do IR é fazer com que as pessoas e empresas comprovem ao órgão competente que os seus rendimentos são lícitos. Ou seja, que foram obtidos de acordo com a legislação vigente. 

A declaração do imposto de renda, normalmente, ocorre no período de março a abril. E é dividida em IRPF e IRPJ. 

Sendo assim, existe uma diferença substancial entre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). 

O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é atribuído para as pessoas físicas, como o próprio nome já diz, e incide sobre cidadãos brasileiros que obtiveram ganho anual superior a R$ 28.559,70, referente ao ano anterior.  

Já o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) é aplicado para empresas, e a sua base de cálculo irá depender do sistema de tributação adotado pela empresa. Por exemplo, pode ser com base no Lucro Real, Lucro Presumido ou Arbitrado. 

Como declarar o IR 2022?

A declaração do IR 2022 pode ser feita através do site da Receita Federal.

Contudo, vale destacar que, no caso do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, é recomendável contar com o auxílio de contadores ou empresas especializadas. 

Essa ajuda é necessária, porque a declaração de IRPJ é muito mais complexa do que a declaração de pessoa física. 

Investir na contratação de profissionais capacitados diminuirá as chances de possíveis equívocos no momento da declaração. 

Além disso, multas e outras penalidades podem ser atribuídas a empresas que cometerem algum tipo de sonegação fiscal. 

A C.A Nova Contábil pode ajudar você e a sua empresa a declarar o IR 2022!

Se você possui uma empresa e precisa de assessoria contábil para a declaração do IR 2022, conheça a C.A Nova Contábil, nós somos uma empresa de referência no mercado. 

Não corra o risco de cometer algum equívoco no momento de declarar o seu imposto, pois, caso isso ocorra, a sua empresa poderá sofrer com multas e outras penalidades. 

Por isso, conte conosco! Possuímos um time especializado que cuidará com eficiência da sua declaração do IR 2022. Assim, você terá mais segurança, tranquilidade e eficiência em todo o processo.

Para falar com a gente, clique no ícone do WhatsApp no canto inferior da tela. Estamos te esperando!

ENTRAR EM CONTATO!

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Controle Financeiro Para Dentistas Infantis Garanao Sucesso (1) - C. A. Nova Contábil

Contabilidade eficiente para Dentistas Infantis!

Contabilidade para Dentistas Infantis: estratégias para Gerenciar suas Finanças com Eficiência Descubra como dentistas que atendem crianças podem otimizar sua gestão financeira com dicas especializadas

Recomendado só para você
Confira agora tudo que você precisa saber sobre o Carnê-Leão!…
Cresta Posts Box by CP