Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

Evite problemas com um CNPJ Inapto e descubra como regulariza

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Evite Problemas Com Um Cnpj Inapto E Descubra Como Regulariza - C. A. Nova Contábil

CNPJ Inapto: como ocorre e como regularizar?

Ter um CNPJ Inapto pode ser resolvido com facilidade com o apoio de especialistas

Foi pesquisar a situação e apareceu CNPJ Inapto? É o momento de entender quais são as pendências que a sua empresa possui com a Receita Federal.

Abrir uma empresa e mantê-la organizada e regular não é uma tarefa simples, principalmente para os famosos “eupresa” que decidem assumir todas as responsabilidades e resolvê-las por conta própria.

O resultado disso é muitas vezes empresas com problemas que poderiam ter sido evitados se ao lado do empresário tivesse uma boa parceria que sabe exatamente o que precisa ser feito para evitar burocracias e até mesmo irregularidades.

Por conta disso, hoje vamos compartilhar com você tudo o que pode levar um CNPJ Inapto e como solucionar a situação. 

O que é CNPJ Inapto?

Mesmo após cumprir todas as obrigações na hora de abrir o CNPJ da sua empresa, é muito importante seguir repassando informações e cumprindo as obrigações quanto aos órgãos regulatórios, nesse caso a Receita Federal.

Logo, podemos resumir que um CNPJ Inapto nada mais é que aquele que não prestou informações necessárias como, por exemplo, documentos e relatórios que a Receita Federal exige, dessa forma, com a falta de informações obrigatórias a empresa fica impedida de realizar suas transações comerciais.

Quais declarações podem deixar o seu CNPJ Inapto caso não sejam entregues?

Agora que você já entendeu o que pode levar um CNPJ a inaptidão, é importante ter em mente quais são os documentos e informações que não podem ser deixadas de lado para a Receita Federal.

  • Dasn-Simei (Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual);
  • DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • RAIS – Relação Anual ok de Informações e Salários;
  • GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • SPED EFD- Contribuições.

Aqui, estão os exemplos mais recorrentes que em sua ausência a Receita Federal, podem acarretar um CNPJ Inapto, por isso, é tão importante ter uma contabilidade completa e que conheça muito bem todas as exigências da Receita para evitar esses problemas.

O que o CNPJ Inapto pode impedir sua empresa de fazer?

A partir do momento em que o CNPJ da sua empresa está em inaptidão, diversas restrições vão aparecer como:

  • Não pode emitir notas fiscais;
  • Impedimento na realização de operações comerciais;
  • Proibição na movimentação de contas bancárias.

Ou seja, a sua empresa não consegue fazer nada que envolva a movimentação financeira, vendas e até mesmo processos internos, além de correr o risco de até mesmo perder o CNPJ e ter a empresa inscrita no Cadin.

Como regularizar um CNPJ Inapto?

Se você não quer passar por todo esse transtorno, saiba que sim, é possível regularizar a situação do seu CNPJ com facilidade.

É necessário apresentar para a Receita Federal um relatório completo com todas as pendências apresentadas, considerando todos os dados dos últimos 5 anos da empresa.

O processo não é tão complicado, entretanto pode ser facilitado com o apoio de uma contabilidade especialista no assunto, que vai te auxiliar em todas as etapas e principalmente na garantia de entrega das informações corretas para a Receita.

Após a entrega das informações, será necessário pagar os tributos corretamente e, assim que a Receita Federal receber as informações junto do pagamento, o CNPJ da sua empresa volta à regularidade normalmente.

Como a C.A. Nova Contábil pode ajudar você a regularizar o seu CNPJ?

Somos especialistas em processos contábeis e burocráticos, por isso sabemos exatamente tudo o que precisa ser feito para que a sua empresa não passe por esses tipos de transtornos.

Então, se você quer regularizar o CNPJ da sua empresa, pode contar toda a equipe da C.A. Nova Contábil, que está preparada para oferecer todo o suporte e soluções no momento de repassar todas as informações necessárias para a Receita Federal.

Solucione os problemas da sua empresa com os nossos especialistas e tenha a tranquilidade de contar com profissionais preparados para ajudar a sua empresa.

Clique aqui e confira como os especialistas da C.A. Nova vão ajudar você a solucionar esse problema!

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Controle Financeiro Para Dentistas Infantis Garanao Sucesso (1) - C. A. Nova Contábil

Contabilidade eficiente para Dentistas Infantis!

Contabilidade para Dentistas Infantis: estratégias para Gerenciar suas Finanças com Eficiência Descubra como dentistas que atendem crianças podem otimizar sua gestão financeira com dicas especializadas

Recomendado só para você
Fique por dentro da agenda tributária de janeiro de 2023…
Cresta Posts Box by CP