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Custo de Aquisição de Clientes (CAC) para bares e restaurantes: como mensurar?

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Nesse artigo você vai ver:
Custo De Aquisição De Clientes (cac) Para Bares E Restaurantes: Como Mensurar? - C. A. Nova Contábil

Um dos especialistas da Administração da atualidade, Philip Kotler, diz que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. A verdade é que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um dos fatores mais importantes em qualquer empresa.

Neste artigo, você vai saber mais sobre como calcular e otimizar seu Custo de Aquisição de Clientes, em especial para bares e restaurantes.

Gerir com eficiência um restaurante ou bar não é fácil, tendo em vista a concorrência cada vez mais elevada e clientes exigentes. Daí a importância das métricas, para auxiliar nas tomadas de decisão e nas estratégias. Uma das métricas mais importantes é, exatamente, o Custo de Aquisição de Clientes.

Continue lendo e descubra mais sobre como mensurar e diminuir seu Custo de Aquisição de Clientes em seu restaurante ou bar.

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O que é Custo de Aquisição de Clientes?

O Custo de Aquisição de Clientes é, em primeiro lugar, uma métrica, como falamos anteriormente, assim como ticket médio, lealdade e satisfação dos clientes. 

O conceito de Custo de Aquisição de Clientes é o seguinte: investimento, em média, direcionado a esforços diretos para ganhar um cliente. Custo de Aquisição de Cliente e marketing têm relação estreita na maior parte das empresas, assim como o setor de vendas.

Quer um exemplo mais claro?

Você tem um restaurante e investiu, de forma direta, 10 mil reais para adquirir clientes, conseguindo assim 10 clientes. Portanto, seu CAC será de 1.000 reais, que é um valor alto. 

O cálculo do Custo de Aquisição de Clientes sempre considera tanto clientes novos como investimentos em determinado período.

É indicado que o cálculo do CAC seja mensal, porém, podem ocorrer eventualidades inesperadas: contratação de vendedores, por exemplo, o que tende a aumentar o CAC, visto que funcionários novos não costumam conseguir clientela no primeiro mês, mas não se preocupe, o CAC se estabiliza com o passar do tempo em meio a contratações de funcionários. 

Fórmula para calcular o CAC

Você sabe como calcular o Custo de Aquisição de Clientes? Ou seja, você sabe o valor preciso que despende para ganhar 1 cliente?

Veja como calcular o Custo de Aquisição de Clientes:

CAC (R$) = Investimentos em vendas e marketing / Quantidade de clientes conquistados

Fácil, não? Mas não necessariamente simples. Essa mensuração exige investimentos em atração de clientes, sem que seus lucros sejam significativamente comprometidos. 

Como dissemos, Custo de Aquisição de Cliente e marketing andam juntos, e uma das dicas é investir em marketing digital, que costuma ser mais em conta e atinge um público maior. Portanto, investir na diminuição de CAC é investir em divulgação e em aumentar o valor da sua marca e dos produtos do seu restaurante ou bar.  

É necessário que você fique sempre ligado em seu CAC e nas variáveis envolvidas, como:

  • Salários de funcionários;
  • Anúncios pagos;
  • Campanhas publicitárias;
  • Despesas com telefone;
  • Viagens.

Todos estes gastos devem ser reunidos e divididos pela quantidade de clientes que você conseguiu em certo período. 

Com o CAC, você poderá saber se as suas estratégias de captação de clientes estão chegando aos objetivos da empresa. Em termos de restaurantes e bares, o ideal é que o Custo de Aquisição de Clientes não se eleve conforme o empreendimento ganhe novos clientes. 

O CAC é uma métrica para avaliar a saúde financeira da sua empresa. Se o seu CAC estiver diminuindo progressivamente, parabéns, você está fazendo certo!

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre Custo de Aquisição de Clientes para restaurantes e bares. Eles estão entre os nichos mais concorridos, mas, se bem geridos, podem proporcionar lucros imensos – comer e beber (não necessariamente alcoólicos) é vital para todas as pessoas.

Se gostou, compartilhe em suas redes sociais, e não se esqueça: foque no cliente, não só na conquista, mas na fidelização.

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