Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

PIX: você precisa declará-lo na declaração do IR? Saiba agora!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Pix: Você Precisa Declará Lo Na Declaração Do Ir? Saiba Agora! - C. A. Nova Contábil

O PIX pode te colocar na malha fina? Descubra agora!

Descubra agora, em nosso artigo, se o PIX pode lhe trazer problemas com a Receita Federal!

O PIX chegou para facilitar as transações financeiras entre os brasileiros, trazendo benefícios como transferências gratuitas entre bancos, funcionamento 24h por dia, inclusive nos finais de semana e nos feriados, e muito mais.

Contudo, será que ele pode ser utilizado pela Receita Federal para monitorar as suas transações financeiras e para te “dedurar” ao Governo Federal?  

Descubra agora mesmo, no artigo que preparamos para você, e fique livre de problemas com a Receita.

Acompanhe!

Como funciona o PIX?

PIX é uma forma de pagamento e de transferência instantânea criada pelo Banco Central (BC) do Brasil. Os valores são enviados de forma rápida, fácil e simples em poucos segundos e em qualquer dia da semana.

Para fazer um PIX, você precisa ter uma conta em qualquer banco ou qualquer outro tipo de instituição financeira. A partir disso, basta criar a chave PIX, que serve para identificar a sua conta no sistema da instituição financeira. Assim, na hora de fazer um PIX, você não precisa identificar os dados bancários da pessoa, apenas o número da chave.

As pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves em qualquer instituição financeira, já em relação às pessoas jurídicas, esse limite é de até 20 chaves PIX.

Lembrando que não há a possibilidade de cadastrar uma mesma chave para instituições financeiras diferentes.

As chaves PIX podem ser:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Chave aleatória.

Para saber um pouco mais sobre o PIX e sobre as vantagens para o seu negócio, acesse os links abaixo:

Como vimos, o PIX traz mais facilidade para as transações financeiras entre os brasileiros. Mas será que, como se trata de uma ferramenta que também é utilizada para vendas e para pagamentos de prestação de serviços, você também precisa declarar esse faturamento no Imposto de Renda? Vamos falar sobre isso a seguir. Acompanhe!

Quem faz PIX tem que declarar Imposto de Renda?

A Receita Federal não pode utilizar o PIX para investigar as suas transações financeiras, tendo em vista que elas estão protegidas pela lei do sigilo bancário. Para saber um pouco mais sobre essa lei, acesse o link abaixo:

  • LEI COMPLEMENTAR Nº 105, DE 10 DE JANEIRO DE 2001.

Contudo, por mais que as transações do PIX, assim como do TED e do DOC, estejam protegidas pela lei do sigilo bancário, as instituições financeiras ainda precisam enviar uma declaração com valores movimentados nos últimos 5 anos para a Receita Federal.

Vale ressaltar que as informações são transmitidas de forma mensal e envolvem movimentações superiores a R$2.000 para pessoa física e R$5.000 para as pessoas jurídicas.

Segundo o advogado tributarista Eliézer Marins: “As consequências dessa medida para as pessoas honestas é o risco de malha fina ou questionamento da Receita sobre movimentações ou saldos errados, informados por descuido ou engano. Quem sonegar impostos terá de justificar o patrimônio descoberto e provavelmente terão que arcar com os custos dos impostos e multas, que chegam a triplicar o valor original”.

Lembre-se de que você também é obrigado a declarar os informes de rendimentos de instituições financeiras. Ou seja, você precisa declarar todos os valores recebidos e investidos durante o ano, inclusive os valores do PIX.

Então guarde todos os extratos bancários, os comprovantes de pagamentos, entre outros, para que você tenha todas as informações necessárias a fim de declarar o Imposto de Renda de forma devida, sem erros e sem problemas com a Receita Federal.

Afinal, se você cair na malha fina por declaração com erros ou com omissões, poderá sofrer com multas e com sanções, como o bloqueio do CPF e até mesmo responder pelo crime de sonegação fiscal.

Então fique atento e não hesite em contar com o auxílio de um profissional contábil, assim você evitará todos esses problemas!

Conte com a C.A. Nova Contábil e evite problemas com a Receita Federal!

Nós da, C.A. Nova Contábil, estamos sempre atualizados sobre as novidades e sobre as mudanças contábeis e fiscais para manter os nossos clientes atualizados e protegidos.

Somos especialistas em Imposto de Renda, assim como nos demais serviços contábeis e fiscais, e estamos preparados para te auxiliar na declaração do IR 2022 sem erros e sem problemas com a Receita Federal.

Os nossos profissionais altamente qualificados e treinados irão te auxiliar na organização de todas as documentações, assim como nos informes necessários e obrigatórios, como os valores de movimentação do PIX e muito mais.

Entre em contato conosco e vamos juntos declarar o IR 2022 sem problemas e sem dores de cabeça.

CLIQUE AQUI E FAÇA A DECLARAÇÃO DO IR SEM ERROS E SEM PROBLEMAS COM O FISCO!

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Descubra agora mesmo quem precisa declarar o IR 2022! Saiba…
Cresta Posts Box by CP