skip to Main Content
O Que Você Precisa Saber Sobre Regime De Apuração

O que você precisa saber sobre regime de apuração

Regime de apuração: entenda agora como ele funciona

Entender os diferentes tipos de regime apuração é importante para qualquer gestor que deseja ter mais controle do seu restaurante. Por isso, reunimos informações importantes para que você faça opções conscientes

A escolha do regime de apuração é uma das etapas mais importantes que um restaurante deve fazer.

Isso fica ainda mais claro quando a gente considera o peso que a carga tributária exerce sobre o seu negócio, não é mesmo?

Então, conhecer o que é e como ele afeta o empreendimento é essencial a todo gestor que deseja ter mais controle do seu negócio.

Por conta disso, separamos informações fundamentais para que você saiba quais são os principais regimes de apuração existentes e as características de cada um deles.
Ca Nova Gif Contabilidade Para Bares E Restaurantes A Melhor Forma De Elevar Os Resultados Do Seu Negocio - C. A. Nova Contabil no Rio de Janeiro - RJ

O que é um regime de apuração?

De forma simples, ele pode ser entendido como o grupo de leis que vão direcionar a maneira como os impostos do seu restaurante deverão ser calculados.

Isso mesmo!

É através deles que a contabilidade se orientará sobre quais leis irá recorrer para realizar o cálculo dos seus impostos.

Nesse aspecto, dois tributos importantes que são usados para defini-los são o IRPJ e a CSLL, já que será através deles que dois regimes de apuração importantes irão se guiar: o Lucro Real e o Lucro Presumido.

Porém, é necessário que você saiba que os outros impostos também serão afetados de acordo com o tipo de regime que sua empresa escolher, como por exemplo o Pis e a Cofins.

Até aqui já deu para ter uma noção maior sobre a importância de escolher o regime de apuração mais adequado para o seu restaurante, não é mesmo?

Então, agora vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Quais os principais regimes de apuração e como eles funcionam?

Atualmente, para recolhimento de impostos, as empresas podem se enquadrar em cinco regimes tributários diferentes: 

  • MEI;
  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real;
  • Lucro Arbitrado. 

Como para grande parte das empresas é mais vantajoso, permitido e viável optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, será sobre eles que iremos falar nas próximas linhas.

Simples Nacional

Instituído pela lei número 123/2006, seu objetivo principal é simplificar o recolhimento dos impostos federais, municipais e estaduais para microempresas e empresas de pequeno porte.

Quem optar por esse regime, recolherá os seguintes tributos em uma única guia:

  • IRPJ;
  • IPI;
  • CSLL;
  • COFINS;
  • Pis/Pasep;
  • Contribuição Patronal Previdenciária;
  • ICMS;
  • e ISS.

Lembrando que, mesmo optando pelo Simples Nacional, o seu restaurante poderá estar sujeito a recolher outros impostos que não apenas esses.

Lucro Presumido

Empresas que optam por essa modalidade de regime de apuração, devem recolher seus impostos – IRPJ e CSLL – tendo como base de cálculo um percentual que deve incidir sobre o seu faturamento.

Ou seja, esse percentual corresponderá ao valor que o governo presume que o seu restaurante terá de lucro em um determinado período.

Esses percentuais varia de acordo com o tipo de atividade que o seu negócio desenvolve.

Após descoberta a base, é feito o cálculo do imposto, usando suas respectivas alíquotas, que para a maioria das empresas costumam ser:

  • IRPJ: 15%
  • CSLL: 9%

Aqui, é importante citar que, embora seja um imposto de cálculo relativamente fácil, existem detalhes que repercutem em seu cálculo, como a incidência do adicional de IRPJ.

Lucro Real

Empresas cujo regime de apuração seja o Lucro Real, deverão recolher o IRPJ e a CSLL com base no lucro que efetivamente obteve no período.

Ou seja, é necessário estar com os demonstrativos contábeis em dia para saber o valor dos devidos dos impostos.

Além disso, a forma de apuração de outros impostos, como o Pis e a Cofins, também é afetada ao se optar por esse regime de apuração.

Por que é importante conhecer sobre o regime de apuração do seu restaurante?

Primeiro, pois fica mais fácil de identificar irregularidades quanto ao cálculo.

Mesmo que você, gestor, não conheça a fundo todas as especificações de cada um deles, grandes diferenças nos valores de suas guias podem ser percebidas com mais facilidade.

Também, pois conhecendo cada um deles você terá uma noção maior da importância de um planejamento tributário para que o seu restaurante pague menos tributos e continue dentro da legalidade.

Então, percebemos que impostos é um tema importante para qualquer empresa, principalmente em um país com uma alta carga tributária, como o nosso.

Dessa maneira, é essencial que você busque para o seu restaurante o regime tributário mais adequado, que possibilite o recolhimento de menores valores e permita que ele continue atendendo às exigências legais.

E, nesse aspecto, você pode contar com a CA Nova.

Temos uma equipe de profissionais altamente especializados, que ajudarão você a encontrar o melhor regime de apuração para o seu restaurante.

Então, envie-nos agora uma mensagem! O que você está esperando para tornar sua empresa mais rentável?

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a C.A. Nova?

Somos uma Empresa Contábil – RJ, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @canovacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

captcha

Summary
O que você precisa saber sobre regime de apuração
Article Name
O que você precisa saber sobre regime de apuração
Description
Entender os diferentes tipos de regime apuração é importante para qualquer gestor que deseja ter mais controle do seu restaurante. Por isso, reunimos informações importantes para que você faça opções conscientes
Author
Publisher Name
CA Nova
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Em evento virtual realizado na quarta-feira (2/9), foi lançado oficialmente…