Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

Entenda a importância e como fazer a apuração de resultados para bares e restaurantes

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Entenda A Importância E Como Fazer A Apuração De Resultados Para Bares E Restaurantes - C. A. Nova Contábil

Entenda qual a importância e como fazer a apuração de resultados para bares e restaurantes!

Em uma empresa, é preciso fazer a apuração de resultados  para entender a saúde financeira. Veja como!

Como proprietário de bar ou restaurante, você sabe que seu negócio tem que ser lucrativo para poder se manter sobrevivendo.

Toda empresa tem custos operacionais e, como proprietário, cabe a você entender quanto dinheiro você está gastando em suprimentos e serviços a fim de que possa mantê-los sob controle. 

Compreender os resultados financeiros dentro da empresa é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Estas apurações não apenas o ajudam a administrar melhor suas finanças, como também a ter uma base sólida para as decisões futuras sobre seu negócio. 

Assim, entender como apurar resultados para bares e restaurantes o ajudará a fazer escolhas inteligentes como operador. 

Neste artigo, vamos detalhar como fazer a apuração de resultados para seu estabelecimento.

Tenha uma excelente leitura!

Empreendedor, veja mais artigos importantes para o segmento de bares e restaurantes, acesse os links abaixo.

Por que a apuração dos resultados é importante?

Operar um negócio lucrativo é o objetivo de qualquer gestor de sucesso. Para alcançar isso, é preciso saber quanto dinheiro entra e sai. Desta forma, você pode fazer ajustes para melhorar os rendimentos dentro da empresa. Afinal, a quantidade de dinheiro restante após o cumprimento das obrigações é o que lhe permitirá manter suas portas abertas e continuar a operar. 

Como fazer a apuração de resultados para bares e restaurantes?

Vamos dar uma olhada a fundo nas maneiras efetivas de apurar os resultados em seu estabelecimento, acompanhe.

     1. Faça a análise dos custos de cada departamento 

A melhor maneira de apurar os resultados para bares e restaurantes é olhar para os custos de cada departamento. É necessário se atentar aos custos precisos para cobrir todos ingredientes, suprimentos, processos legais e salários. Nesse ponto, é fundamental saber diferenciar os custos fixos e os variáveis.

Os custos fixos são as despesas necessárias para que seu negócio possa operar, como aluguel, seguro, serviços públicos ou qualquer outro pagamento que seja fixo. 

Os custos variáveis são para itens que irão aumentar ou diminuir com base no quanto você vende, como certos produtos alimentícios. 

Também é essencial, nesse processo, saber do inventário, quantidade de alimentos e bebidas que você tem em mãos que está ou na sala de estoque ou no piso de vendas.

     2. Entenda a importância do inventário de alimentos e bebidas

A apuração da quantidade do estoque de alimentos e de bebidas é importante para a apuração de seus resultados. 

O custo das vendas representa uma série de coisas diferentes. Ele inclui os ingredientes dos alimentos, a mão de obra associada a cada alimento e quaisquer suprimentos adicionais que possam ter sido utilizados. Caso a sua apuração sobre a quantidade de estoque não for precisa, a tarefa de apurar, com precisão, a quantidade de dinheiro necessária para cobrir o custo das vendas fica dificultada. 

Além disso, saber quanto do estoque foi utilizado e como é fundamental para saber se você está tendo prejuízo com desperdícios ou se sua gestão de estoque é eficaz.

A fim de apurar a quantidade de alimentos e bebidas, você precisará fazer uma contagem de inventário. Ao contar seu inventário, anote o quanto de cada item está à disposição. Quando terminar, você terá uma boa ideia de quanto lhe resta e quanto já usou. Em seguida, divida a quantidade que lhe resta pela quantidade com que você começou a apurar  a porcentagem do seu inventário que resta. 

O valor da porcentagem obtido lhe fornecerá o número médio de dias que você pode passar sem reabastecer aquele produto.

     3. Apuração do custo das vendas

A primeira parte da apuração do custo de vendas é somar a quantidade de alimentos ou bebidas que você utilizou. Isso inclui a quantidade que foi vendida, bem como a quantidade que não foi utilizada.

Você terá, então, que considerar as que foram usadas, assim como quaisquer custos de venda, também terá que levar em conta os custos de mão de obra que estão associados à parte de seus alimentos e das bebidas que foram utilizadas. 

Finalmente, acrescente o valor total de outras despesas que você teve durante o mês, como contas de serviços públicos ou o custo do aluguel, entrega dos ingredientes etc.

Para ter uma melhor visão sobre a situação empresarial, é necessário saber como implementar métricas efetivas em seu estabelecimento. Existem diversos indicadores de desempenho que podem ser utilizados na apuração de resultados dentro da sua empresa; os principais mais utilizados são:

  • Ticket médio por refeição;
  • Custo de Mercadoria Vendida (CMV);
  • Lucro bruto;
  • Apuração do Resultado do Exercício (DRE).

Conte com o auxílio da C.A Nova Contábil!

Conte com o nosso apoio especializado e implemente uma forma efetiva de entender e analisar seus resultados a fim de conseguir uma melhoria na gestão e na lucratividade dentro do seu negócio.

CLIQUE AQUI, TENHA O APOIO DE UM PROFISSIONAL E FAÇA A APURAÇÃO CORRETA E DOS SEUS RESULTADOS!

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Descubra agora quando você poderá pedir isenção de ganho de…
Cresta Posts Box by CP