skip to Main Content
DRE Para Bares E Restaurantes: O Que é?

DRE para bares e restaurantes: o que é?

Na contabilidade de uma empresa, um dos documentos mais importantes é a Demonstração de Resultados no Exercício (DRE). Basicamente, é um relatório financeiro que avalia receitas e despesas e delimita lucros. 

Neste artigo, vamos tratar da DRE em bares e restaurantes: o que é e sua importância, e como calculá-la. 

Acompanhe o artigo e saiba administrar melhor o seu bar e/ou restaurante.

Confira Nossas Especialidades - C. A. Nova Contabil no Rio de Janeiro - RJ

O que é DRE?

A Demonstração de Resultados no Exercício é um relatório de contabilidade, capaz de mostrar pontos fortes e fracos da empresa. Os números do DRE, na contabilidade, influenciarão nas tomadas de decisão. Em relação a bares e restaurantes, a DRE pode determinar mudanças no cardápio, diminuir custos, avaliar funcionários e otimizar processos.

Portanto, a DRE é uma ferramenta para registrar, de forma resumida ou com detalhes, o movimento de receitas, despesas, impostos, lucros e prejuízos do seu bar ou restaurante durante certo período: um ano ou um mês, por exemplo.

Como fazer a DRE?

A DRE vai ser elaborada pela contabilidade – é melhor você ter um contador para fazer esse importante documento. 

Para criar a DRE do seu restaurante ou bar, siga os passos:

Calcule a receita bruta

Receita bruta é por onde você começa a calcular a DRE em restaurantes e bares, já que é o total de vendas realizadas em um período contábil determinado. É o faturamento, que não é o mesmo que lucro.

Para calcular a receita bruta, considere que as principais atividades comerciais de um restaurante ou bar são venda de alimentos e bebidas – alguns bares, apenas bebidas – que geram dinheiro. Há, ainda, a produção destes – que envolve o CVM – Custo de Mercadorias vendidas ou Custo de Matéria-Prima.

Além disso, temos o trabalho da equipe de vendas e da produção na cozinha.

Calcule a receita bruta excluindo todos os impostos passíveis de recuperação, como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Calcule a receita líquida

Não apenas faça o cálculo da receita líquida, mas do lucro bruto. 

Você vai fazer a dedução da receita bruta dos seguintes itens:

  • descontos;
  • devoluções de vendas;
  • abatimentos;
  • impostos.

Deste cálculo, vem a receita líquida de vendas. Agora, diminua dessa quantia o custo dos serviços comercializados e das mercadorias, e você terá o lucro bruto.

Calcule o prejuízo ou lucro operacional líquido

O próximo passo para definir a DRE em restaurantes e bares é obter o lucro operacional líquido. Como? Basta deduzir, do lucro bruto, a totalidade de despesas financeiras, administrativas, operacionais e gerais. 

Agora adiciona-se a este cálculo as receitas operacionais, e você vai chegar ao lucro operacional líquido ou prejuízo operacional líquido, conforme o resultado.

Descubra o Lucro Líquido do Exercício

O Lucro Líquido do Exercício (LLE) é a meta da DRE. Para encontrá-lo, basta deduzir ou adicionar os resultados não operacionais, quer dizer, que incluem administradores, funcionários, debenturistas, partes beneficiárias e outros.

Assim, o lucro líquido, antes das participações, não considera a distribuição de lucros e o pró-labore, mas para obter o resultado contábil esperado é essencial descontar esses montantes.

Estruture a sua DRE

A Lei n. 6.404/1976, Lei das Sociedades por Ações, define como qualquer empresa chega ao DRE. Veja a estrutura a seguir:

  • receita bruta – deduções = receita líquida;
  • receita líquida – custo dos produtos comercializados = lucro bruto;
  • lucro bruto – custos de vendas, financeiros e administrativos = resultado operacional líquido;
  • resultado operacional líquido – custos extras operacionais = levam respectivamente ao Imposto de Renda (IR) e à Contribuição Social (CS);
  • resultado anterior – provisões de CS e IR = resultado líquido.

Lembre-se de avaliar a DRE de forma correta, para ter um panorama geral financeiro do seu restaurante ou bar. Você vai encontrar dados importantes, como as despesas totais da empresa, lucros, composição de gastos de serviços e produtos, faturamento, tributação sobre mercadorias, dívidas e estratégias para melhorar o desempenho do estabelecimento.

A DRE é uma ferramenta para contribuir na governança da empresa. Avalie sua DRE e veja como anda seu restaurante ou bar, procurando saídas para otimizar as finanças.

Precisa de ajuda para fazer a DRE do seu bar e/ou restaurante? Entre em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a C.A. Nova?

Somos uma Empresa Contábil – RJ, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @canovacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
DRE para bares e restaurantes: o que é?
Article Name
DRE para bares e restaurantes: o que é?
Description
Na contabilidade de uma empresa, um dos documentos mais importantes é a Demonstração de Resultados no Exercício (DRE). Basicamente, é um relatório financeiro que avalia receitas e despesas e delimita lucros.  Neste artigo, vamos tratar da DRE em bares e restaurantes: o que é e sua importância, e como calculá-la. 
Author
Publisher Name
C.A. Nova
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Um dos especialistas da Administração da atualidade, Philip Kotler, diz…
Back To Top