No dia a dia corrido das clínicas odontológicas, toda organização é bem-vinda.
Sabe quando você está no meio de um atendimento e não tem certeza se há material suficiente para concluí-lo?
Ou quando você compra caixas e caixas de luvas e descobre que tinha no mínimo três fechadas e prontas para uso?
Estes são apenas alguns dos problemas que podem ser resolvidos através do inventário de estoque.
Você sabia que boa parte do ativo do seu consultório está no estoque? Sim, é verdade. E é por isso que administrá-lo corretamente é essencial para o sucesso do negócio.
O que é e como funciona o inventário de estoque para clínica odontológica?
Engana-se quem pensa que apenas as indústrias têm estoque. Na verdade, toda e qualquer empresa, independentemente de seu porte ou ramo de atuação, possui estoque. Com as clínicas odontológicas não é diferente.
Inventário de estoque é um relatório completo e detalhado com todos os produtos existentes no estoque, bem como as quantidades e seu respectivo valor unitário. Assim, é possível saber com precisão quantos itens o consultório ainda tem, quando fazer reposições e qual o valor total armazenado.
Com o inventário de estoque, a clínica odontológica otimiza os atendimentos e a organização dos recursos e informações, diminui custos fixos, reduz desperdícios e evita perda de produtos por esgotamento do prazo de validade.
4 dicas para um inventário de estoque eficiente
Se você está considerando fazer o inventário de estoque para o seu consultório, o mais importante já foi feito, que é tomar a iniciativa de mudar! Sendo assim, confira, agora, 4 dicas de como tornar o inventário de estoque mais claro e objetivo:
1. Organize o estoque
O primeiro passo para fomentar o inventário de estoque é organizar absolutamente tudo o que você possui hoje e contabilizar isso. Anote a quantidade de cada item, a data de validade e, se possível, o valor de aquisição de cada um deles. Isso te dará um panorama real e atualizado do seu estoque atual e do que precisa ser feito a partir de agora.
2. Reconheça a rotatividade de cada item
Nem todos os itens saem do estoque com a mesma frequência. Analise os itens que você ou sua equipe mais utilizam em seu consultório, e classifique-os por nível de rotatividade. Quanto mais alto ele for, menor será o intervalo entre as reposições e vice-versa.
3. Mantenha-o atualizado
Não adianta fazer o inventário de estoque uma vez e deixá-lo esquecido. Para que esta estratégia funcione é preciso atualizá-lo constantemente, lançando todas as entradas e saídas de materiais, independentemente de seu valor unitário. Uma boa dica para evitar falhas é lançar todas as movimentações no dia em que elas ocorrem, sem falta.
4. Considere utilizar um software de gestão
Fazer o inventário de estoque manualmente pode ser difícil, principalmente para quem nunca o fez antes. Seja por falta de tempo, conhecimento necessário ou simplesmente por desejar mais rapidez e praticidade, os softwares de gestão de estoques podem ser de grande ajuda. Com eles é possível padronizar o inventário, analisar gráficos e tendências, cadastrar fornecedores e muito mais.
A organização de um consultório odontológico começa de dentro para fora. Se você deseja otimizar processos, reduzir desperdícios, melhorar a tomada de decisão e criar um ambiente de alta performance, o inventário de estoque pode te ajudar!
Gostou do artigo e quer saber mais? Entre em contato conosco!