Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

3 passos para abrir um consultório odontológico!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
3 Passos Para Abrir Um Consultório Odontológico! - C. A. Nova Contábil

Se você é dentista, quer tirar o seu sonho do papel e encontrar um norte para abrir um consultório odontológico de maneira segura e sem ter problemas com nenhum tipo de órgão fiscalizador, então você está no lugar certo!

Uma das melhores possibilidades da carreira para um dentista é abrir um consultório odontológico próprio. Ter mais controle da rotina, ganhar mais dinheiro e destaque no mercado são algumas das vantagens de ser um profissional liberal dono de seu próprio negócio. 

Se você sonha em abrir um consultório odontológico, mas não sabe por onde começar a agir para realizar esse desejo, continue lendo este artigo. Listamos 3 passos básicos para que consiga tirar essa ideia do papel. 

Vamos lá?

Confira Nossas Especialidades - C. A. Nova Contabil no Rio de Janeiro - RJ

1. Antes de abrir um consultório odontológico, defina o público-alvo 

Estabelecer qual será o perfil do cliente que será atendido é o primeiro passo a ser dado, antes mesmo de você abrir um consultório odontológico. Isso não quer dizer que pacientes que não tenham essas características não vão ser recebidos e muito menos que vão ser maltratados. Afinal, quanto mais pessoas procurarem seu negócio melhor, não é mesmo?

No entanto, definir o público-alvo é essencial para orientar uma série de outras questões cruciais para a empresa, como a localização, a precificação dos serviços, a abordagem das campanhas publicitárias, a decoração. Enfim, todas as decisões serão tomadas considerando esse cliente ideal. 

Se o objetivo, por exemplo, é atender um público que vive nas regiões periféricas da cidade, não faz sentido escolher um espaço em bairros nobres e de difícil acesso para essa população. É muito mais interessante optar por locações em pontos estratégicos, como o centro do município ou locais próximos a estações de trem e metrô. 

2. Invista na estrutura do consultório 

Como qualquer outro ambiente que visa cuidados com a saúde, a clínica precisa atender uma série de exigências da Vigilância Sanitária. As regras servem para garantir a segurança dos funcionários e pacientes quanto ao não cumprimento delas. Não estar de acordo com as normas previstas pode acarretar penalidades. 

Para evitar o problema, é válido contratar empresas que estão acostumadas a fazer reformas para consultórios odontológicos. Assim, os profissionais vão conseguir te orientar sobre todas as medidas necessárias para deixar o ambiente adequado.

Ainda com relação à estrutura física, é imprescindível cuidar para que a fachada, a sala de recepção, o banheiro, e todos os demais ambientes do consultório estejam bem atraentes para o público. Deixar os pacientes confortáveis pode fazer toda a diferença para que retornem, sendo assim, a decoração é um investimento. 

Outro assunto que merece muito cuidado e atenção são os equipamentos e materiais odontológicos. Vale priorizar a qualidade para evitar problemas que podem comprometer a saúde dos pacientes e a reputação do consultório. 

3. Regularize a abertura do negócio

Para abrir um consultório odontológico no Brasil é obrigatório ter a autorização da Vigilância Sanitária. O órgão solicita uma série de documentos para certificar que o estabelecimento está apto a realizar a atividade pretendida de forma segura. 

Além disso, também é preciso registrar a empresa para ficar em dia com as obrigações fiscais, emitir notas fiscais e pagar devida a carga tributária. 

Para saber qual é o melhor regime tributário para a empresa e quais são os procedimentos necessários para formalizar o negócio perante o governo, você vai precisar contratar um contador de confiança que viva o seu mercado e entenda suas necessidades. 

Esse passo também é fundamental para que você possa focar em outros aspectos do negócio. Afinal, nada melhor do que ter especialistas cuidando da parte contábil, que é extremamente burocrática e necessária para manter a empresa funcionando legalmente.  

Somos especialistas em contabilidade para dentistas doutor! 

Nossa intenção é cuidar da saúde financeira e contábil de sua clínica, para que você possa se focar 100% em cuidar da saúde bucal de seus pacientes com toda a segurança e tranquilidade de que está gerindo um negócio lucrativo. 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a conhecer alguns passos essenciais para abrir um consultório odontológico. Iniciar qualquer empreendimento não é tarefa fácil, mas é muito gratificante vencer todos os obstáculos e ser dono de um negócio de sucesso. 

No entanto, não dá para conseguir isso sem a ajuda de outros especialistas. 

Precisa de ajuda para abrir um consultório odontológico? 

Conte conosco! 

Quero Agendar Uma Reunião - C. A. Nova Contabil no Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Entenda as vantagens de abrir uma franquia e saiba o…
Cresta Posts Box by CP