Abrir uma clínica médica ou consultório é o sonho de quem se forma em medicina! Saiba por que contar com a ajuda de um contador!
Abrir uma clínica médica é a realização de um sonho.
Acontece que existem processos que podem desanimar o médico empreendedor, atrasar o andamento do negócio e até mesmo prejudicar a sua operação… A menos que você conte com a ajuda de um profissional contábil especializado na Contabilidade para Médicos!
Quer começar sua clínica, mas não sabe como escolher uma contabilidade?
Enxerga a Contabilidade como apenas mais uma obrigação?
Quer segurança financeira e tranquilidade na sua gestão desde o começo, mas não sabe o que fazer?
Sem problemas… Este post esclarecerá suas dúvidas!
Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!
Por que abrir uma clínica médica com a ajuda de um contador?
Bem, existem inúmeras razões pelas quais um contador pode ser útil para o seu negócio, independentemente do seu ramo de atuação! Reunir apenas 3 delas não foi uma tarefa das mais fáceis, principalmente para quem já está no ramo há tanto tempo.
Se você quer abrir sua clínica médica, precisa ter atenção a 3 pontos essenciais, que afetam a operação de muitas empresas no Brasil e podem estar ligadas à taxa de mortalidade empresarial, que causa o encerramento prematuro de vários negócios pelo país!
Veja só!
1 – Planejamento financeiro e tributário
Sim, o planejamento financeiro e tributário é extremamente importante para manter sua empresa estável e segura contra quaisquer ameaças internas e externas, que podem prejudicar seu negócio.
Um grande detalhe a ser lembrado é a questão tributária. O pagamento de impostos a maior é uma realidade para muitas empresas e, por isso, é necessário ter bastante cuidado com a situação tributária da sua clínica médica.
Com a ajuda de um contador, que trabalhará ao seu lado desde o princípio, será possível determinar não apenas o melhor regime tributário, mas também entender quais impostos você realmente deve pagar e livrar seu negócio daqueles tributos aos quais você não está sujeito, mas que poderia acabar pagando por achar que é necessário.
Ainda que pareça absurdo, a Receita Federal entrega créditos tributários aos contribuintes que acabaram por pagar impostos demais nos anos anteriores, mediante a solicitação de um contador.
Um bom planejamento financeiro e tributário norteia o futuro da clínica médica e permite que você trabalhe com previsibilidade desde o primeiro dia, o que gera uma certa vantagem competitiva.
2 – Conformidade fiscal e trabalhista
Estar em conformidade com os órgãos fiscais e também com as questões trabalhistas é justamente o que separa a sua clínica médica das multas e até mesmo de interdições.
Abrir uma clínica médica significa lidar com questões sérias a respeito de fiscalização e do cuidado com os pacientes, e o menor deslize pode causar grandes dores de cabeça.
A melhor saída para estar em conformidade fiscal e trabalhista é contar com a ajuda de um contador especializado, principalmente porque você não precisará se preocupar ou dedicar colaboradores à execução de tarefas relacionadas ao departamento fiscal ou trabalhista, deixando isso nas mãos da contabilidade.
Isso te gera economia, tempo e assertividade!
3 – Gestão de fornecedores e controle de estoque
Não dá para abrir uma clínica médica sem escolher bem os seus fornecedores, mas ao longo do caminho, podem aparecer preços mais altos do que o esperado e também desafios relacionados à qualidade final do produto ou serviço oferecido a você, e isso tem potencial para impactar o seu trabalho.
Resolver isso depende de um cuidado especial, que chamamos de gestão de fornecedores. Analisar o custo x benefício da sua relação com determinado fornecedor exige cálculos precisos, e qualquer erro pode resultar numa decisão prejudicial à sua clínica. Por isso, o primeiro passo para realizar a gestão de fornecedores é ter a ajuda de um contador.
O mesmo vale para o controle de estoque, seja para remédios ou outros itens igualmente importantes em uma clínica médica. É um processo trabalhoso, que leva tempo e que pode onerar sua operação, além de demandar conhecimentos técnicos, que como um gestor de clínicas médicas, você talvez não possua!
Prepare a documentação, busque a assessoria de um contador especializado e garanta o sucesso do seu negócio, desde o momento que abrir uma clínica médica até toda a extensão da sua gestão!