skip to Main Content
Cálculo Da Folha De Pagamento Para Clínica Médica – Como Realizar?

Cálculo da folha de pagamento para clínica médica – Como realizar?

Garantir os direitos dos seus colaboradores, além de estimular a produtividade, evita custos com processos. Entenda como realizar o cálculo da folha de pagamento para clínica médica!

Justamente por não fazerem parte do planejamento financeiro de muitas empresas, os processos trabalhistas, ocasionados pela falta do cumprimento das obrigações, são problemas que resultam em dores de cabeça para o gestor do negócio, pensando nisso, confira a postagem que nós, da C.A. Nova Contábil, preparamos para você e entenda como realizar o cálculo da folha de pagamento para clínica médica, garantindo a satisfação dos seus funcionários e regularidade do seu estabelecimento.

Cálculo da folha de pagamento para clínica médica

Então, sem perder muito tempo com explicações do que é a folha de pagamento para clínica médica e afins, – até porque o objetivo dessa postagem é te auxiliar na elaboração desse processo – entenda agora mesmo como realizar o cálculo da folha de pagamento para clínica médica.

Para a realização desse cálculo você precisa ter em mente que existem 3 tributações fundamentais no desconto do pagamento ao funcionário e no recolhimento da empresa, sendo elas:

  • O INSS;
  • O FGTS; e
  • O IRPF.

Vamos entendê-las, uma  a uma:

INSS

O INSS deve ser recolhido sempre ao 15º dia do mês, tendo o seu valor definido por uma tabela que é divulgada pelo próprio site do INSS, de acordo com a faixa salárial do contratado.

Com base nas tabelas divulgadas, o valor a ser descontado com base no salário do funcionário possui porcentagens diferentes para a remuneração do contratado e para a tributação a ser paga pela empresa.

É possível avaliar a opção de desoneração da folha de pagamento, o que substitui o INSS, mas é muito relativo de empresa para empresa, uma vez que o valor a ser recolhido tem uma nova base na receita bruta do negócio.

FGTS

Já o FGTS é de responsabilidade integral da empresa, tendo a mesma que efetuar o recolhimento de 2% do salário bruto de contratado como jovem aprendiz e 8% do salário bruto de contratado em condições padrões.

Lembrando que: mesmo que não haja qualquer desconto da remuneração do colaborador, o valor que foi descontado da empresa deve ser discriminado em seu holerite.

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

Por fim, o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRFF) é um tributo de muita importância para o cálculo da folha de pagamento para clínica médica, sendo ele uma obrigação do contribuinte, ou seja, o desconto é por parte da remuneração do funcionário.

Essa tributação também tem como embasamento uma tabela específica, que é divulgada pelo site da Receita Federal anualmente.

Conte com a C.A. Contábil e garanta o cálculo da folha de pagamento para sua clínica médica fique livre de erros!

Esse foi um resumo geral das principais tributações para o cálculo da sua folha de pagamento, no entanto, é preciso se atentar a outros valores que podem ser calculados, como:

  • Vale-refeição;
  • Taxa do sindicato;
  • Vale-transporte;
  • Faltas, atrasos, horas extras e adicionais;
  • Descanso remunerado;
  • Entre outros.

Mas não se preocupe, para isso você pode contar com a C.A. Nova Contábil!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a C.A. Nova?

Somos uma Empresa Contábil – RJ, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @canovacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Hoje é o dia em que você aprenderá a otimizar…
Back To Top
Open chat