Ícone do site C. A. Nova Contábil

Quais são os impactos do regime tributário na gestão financeira da empresa

Quais São Os Impactos Do Regime Tributário Na Gestão Financeira Da Empresa - C. A. Nova Contábil

Atualizado em Abril de 2023.

Como escolher o regime tributário ideal para a melhor gestão financeira da sua empresa?

 Veja por que a escolha do regime tributário é determinante para a saúde financeira da sua empresa e como escolher corretamente.

A escolha do regime tributário é uma decisão fundamental que pode impactar significativamente a gestão financeira de uma empresa. 

Identificar a tributação adequada pode trazer vantagens, como economias significativas de impostos e processos de cobrança simplificados. 

No entanto, muitos empresários desconhecem as diferentes opções disponíveis e podem estar pagando mais impostos do que o necessário por estarem no regime tributário errado. 

Pensando nisso, este artigo abordará os impactos da escolha do regime tributário na gestão financeira da empresa e apresentará dicas práticas para escolher o regime tributário ideal. Confira!

O que é o regime tributário?

O regime tributário é um sistema que determina os impostos e a forma de recolhimento dos tributos de cada CNPJ com base no valor da arrecadação e em outros fatores relacionados ao negócio. 

No Brasil, os três regimes tributários mais comumente adotados são o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. 

Entenda mais sobre tributação, veja as postagens a seguir:

Quais os impactos do regime tributário na gestão financeira da empresa?

Sim, a escolha do regime tributário pode ter um impacto significativo na gestão financeira da empresa. Por isso, a seguir, listamos alguns dos principais impactos diretos.

Como escolher o regime tributário ideal?

Para determinar seu regime tributário corretamente, leve em consideração:

Faturamento

O faturamento da empresa é um dos principais fatores a serem considerados na escolha, pois, empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões podem optar pelo Simples Nacional, enquanto empresas com faturamento superior devem optar pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real. 

Atividade da empresa

Alguns sistemas de tributação são mais adequados para determinadas atividades empresariais do que outros. 

Por exemplo, empresas que prestam serviços específicos podem se beneficiar do Simples Nacional, pois o regime possibilita a utilização do Fator R, que muitas vezes diminui o impacto tributário.

Enquanto empresas com altos custos com matéria-prima e mão de obra, como as indústrias, podem se beneficiar do Lucro Real. Mas é necessário observar que esses fatores não são regras, por isso, é necessário fazer uma análise precisa.

Considere as opções 

Como falamos, é necessário considerar cuidadosamente as opções disponíveis. De forma resumida:

Análise de cenários

É importante realizar uma análise de cenários e avaliar os impactos financeiros de cada regime na empresa. É possível utilizar simulações para comparar os valores de impostos a serem pagos em cada regime tributário e verificar qual é o mais vantajoso para a empresa.

A C.A NOVA CONTÁBIL te auxilia para uma escolha certa e efetiva!

Para determinar o regime de tributação adequado e que auxilie para uma gestão financeira eficaz, o apoio de um especialista é fundamental.

Por isso, a C.A NOVA CONTÁBIL oferece auxílio completo em gestão tributária. Com o nosso apoio, você identifica o regime correto e otimiza sua gestão financeira.

CLIQUE AQUI E FALE AGORA COM UM ESPECIALISTA EM GESTÃO TRIBUTÁRIA

Sair da versão mobile