Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

Declarar IR atrasado: faça da forma certa!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Declarar Ir Atrasado: Faça Da Forma Certa! - C. A. Nova Contábil

Vamos ajudar você a entender como declarar o IR atrasado

Entenda o que deve ser feito para declarar IR atrasado

Você precisa, mas não sabe como declarar o IR atrasado?

Preparamos este artigo para ajudar você nessa tarefa!

Nele, vamos bater um papo para entender melhor o que é essa declaração, problemas com o não cumprimento dessa obrigação e o que fazer para declarar IR atrasado. Vamos lá!

O que é a declaração do IR e por que é preciso estar em dia com ela?

A declaração do Imposto de Renda (IR) é uma obrigação fiscal anual exigida pelo governo brasileiro, na qual o contribuinte deve informar sua renda e outras informações financeiras ao Fisco.

Todos os anos, os contribuintes devem prestar contas à Receita Federal, informando os ganhos obtidos no ano anterior.

A declaração é feita por meio de um formulário específico, que deve ser preenchido de acordo com as regras e prazos definidos pelo governo.

É importante estar em dia com a declaração do Imposto de Renda, pois a não entrega — ou a entrega fora do prazo — pode gerar uma série de consequências negativas, como multas, juros e até mesmo problemas na regularidade do seu CPF. 

Além disso, estar em dia com a declaração também é importante para evitar cair na malha fina da Receita Federal.

Por fim, é importante lembrar que a declaração do Imposto de Renda é uma forma de contribuir com o país, já que os recursos arrecadados são usados para financiar políticas públicas e investimentos em infraestrutura e desenvolvimento.

Para saber mais, confira os artigos abaixo:

Quais problemas você pode ter ao não entregar sua declaração do IR?

Há vários problemas que podem ocorrer caso um contribuinte não cumpra com sua obrigação de declarar o Imposto de Renda ou entregue a declaração fora do prazo estabelecido pela Receita Federal. 

Alguns desses problemas incluem:

  • Multas e juros: a Receita Federal pode cobrar multas e juros pelo atraso na entrega da declaração ou pelo não cumprimento da obrigação. O valor da multa pode chegar a 20% do imposto devido, com um valor mínimo que costuma ser de R$ 165,74;
  • Problemas com a Justiça: a não entrega da declaração do Imposto de Renda pode ser considerado crime de sonegação fiscal, sujeito a processos judiciais e penas que variam de multa a prisão;
  • Malha fina: quando a declaração do Imposto de Renda apresenta inconsistências, ela pode ser retida pela Receita Federal para análise, ou seja, cair na malha fina. Isso pode gerar a necessidade de prestar esclarecimentos adicionais e até mesmo pagar impostos e multas adicionais.

Por isso, é importante cumprir a obrigação de declarar o Imposto de Renda, bem como enviá-la dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal para evitar esses problemas.

Como declarar IR atrasado?

Caso um contribuinte tenha de declarar IR atrasado, é possível regularizar a situação através do envio das informações pendentes. 

Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Baixe o programa de declaração do ano que deseja regularizar: a Receita Federal disponibiliza em seu site os programas de declaração de anos anteriores, que podem ser baixados e instalados no computador;
  • Preencha as declarações em atraso: após instalar o programa de declaração correspondente ao ano em questão, o contribuinte deve preencher a declaração com as informações exigidas. É importante lembrar que as regras e alíquotas de Imposto de Renda podem ter mudado ao longo dos anos, portanto é preciso estar atento a essas mudanças;
  • Transmita as declarações: após preencher todas as declarações em atraso, é preciso transmiti-las pela internet através do programa Receitanet, disponibilizado também no site da Receita Federal;
  • Pague eventuais impostos devidos: caso haja impostos devidos, o contribuinte deve gerar o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) correspondente e efetuar o pagamento na rede bancária.

É importante lembrar que a regularização das declarações em atraso deve ser feita o mais rápido possível.

A falta de declaração e a declaração fora do prazo podem gerar multas e juros, além de outras consequências, como impedimento de obtenção de crédito ou até mesmo de saída do país.

Clique no link abaixo e entenda quem pode ajudar nesse assunto:

Contabilidade no Rio de Janeiro – RJ

Nós, da C.A. Nova Contábil, vamos ajudar você a lidar com esse assunto da maneira certa!

Como vimos, declarar IR atrasado demanda considerar uma série de fatores.

Exemplo disso é a legislação da época e também o aplicativo da declaração utilizado no período.

Mas isso não precisa ser um problema para você.

Conte com a gente, da C.A. Nova Contábil, para lidar com esse cenário!

Entre em contato conosco e saiba mais!

Preciso de ajuda para transmitir minha declaração atrasada!

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Atualizado em abril de 2023 Conheça as principais informações sobre…
Cresta Posts Box by CP