Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

CNAE Restaurante: o que você precisa saber?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Cnae Restaurante: O Que Você Precisa Saber? - C. A. Nova Contábil

CNAE Restaurante: o que você precisa saber?

Regularize as atividades do seu estabelecimento sem maiores problemas. Saiba como definir o CNAE para restaurante!

Definir o CNAE para seu restaurante é fundamental para organizar e padronizar as atividades econômicas exercidas pelo seu estabelecimento.

Neste artigo, apresentaremos mais detalhes sobre a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, principais códigos para esse segmento, bem como as ações mais adequadas para definir corretamente.

Portanto, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

Leia também:

O que é e qual a importância do CNAE para restaurante?

O código CNAE de restaurante corresponde à atividade principal do negócio, que consiste em servir ao público em geral comida preparada, com ou sem bebidas alcoólicas, com atendimento completo.

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas é relevante porque determina o tipo de tributação, as responsabilidades fiscais, as taxas de impostos, bem como as regras sanitárias e as vantagens que a empresa pode obter.

Quais os principais códigos CNAE para restaurantes?

O CNAE para restaurante é uma subclasse que pertence à classe 56.11-2, que engloba os restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas.

Dentro dessa classe, existem quatro subclasses que podem se aplicar aos restaurantes, conforme suas características:

  • 5611–2/01: Restaurantes e similares;
  • 5611–2/02: Serviços de alimentação para eventos e recepções;
  • 5611-2/03: Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares;
  • 5611-2/04: Bares e estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento.

Além disso, temos o código CNAE 5611–2/05 para bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento.

Como definir o CNAE correto para o seu restaurante?

Para definir o CNAE correto para o seu restaurante, você deve analisar as características do seu negócio, como o tipo de comida, o tipo de serviço, o tipo de bebida, o tipo de ambiente e o tipo de clientela.

Diante desse cenário, é preciso escolher a subclasse que melhor representa a sua atividade principal, ou seja, aquela que gera a maior parte da sua receita.

Vale destacar que é possível escolher até seis subclasses secundárias, que representam as atividades complementares que você realiza.

Você pode consultar a tabela de CNAE no site da Concla, que é o órgão responsável pela classificação das atividades econômicas no Brasil.

Sendo assim, basta pesquisar pelo código, descrição ou pela palavra-chave das atividades procuradas.

Por que ter o apoio de profissionais qualificados para definir o seu CNAE?

Definir o CNAE correto para o seu restaurante é uma tarefa que exige cuidado e conhecimento, pois pode ter impactos significativos na sua gestão e no seu faturamento.

Um CNAE errado pode gerar problemas, como o pagamento de impostos indevidos ou em excesso, multas e penalidades por descumprimento das obrigações fiscais, bem como restrições para licitações ou contratos públicos.

Por isso, é recomendável que você conte com o apoio de profissionais qualificados, que tenham experiência em contabilidade para restaurantes, bares e lanchonetes, para que possam te auxiliar, da melhor maneira possível, na definição do CNAE para seu restaurante.

Conte conosco, da CA Nova Contábil

Há mais de 40 anos no mercado contábil, a CA Nova Contábil atua prestando serviços de contabilidade para micro, pequenas e médias empresas.

Contamos com um time de colaboradores capacitados e experientes, nos aspectos das leis tributárias, legal, trabalhista e previdenciária.

Dessa forma, podemos ajudar com todos os fatores importantes para regularização das atividades do seu restaurante, desde a elaboração do planejamento tributário às práticas para tornar sua gestão mais efetiva.

Portanto, converse com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar!

Clique aqui para falar com nossa equipe!

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Controle Financeiro Para Dentistas Infantis Garanao Sucesso (1) - C. A. Nova Contábil

Contabilidade eficiente para Dentistas Infantis!

Contabilidade para Dentistas Infantis: estratégias para Gerenciar suas Finanças com Eficiência Descubra como dentistas que atendem crianças podem otimizar sua gestão financeira com dicas especializadas

Recomendado só para você
Descubra qual a opção ideal de CNAE para bares Evite…
Cresta Posts Box by CP