skip to Main Content
Sociedade Unipessoal De Advocacia: Realmente Vale A Pena?

Sociedade Unipessoal de Advocacia: Realmente vale a pena?

Você é advogado e quer saber se a sociedade unipessoal de advocacia vale mesmo a pena?

Então, confira a seguir!

Definição da sociedade unipessoal de advocacia

Se trata de uma modalidade societária promulgada pela Lei 13.247/2016, numa forma de trazer benefícios tributários aos advogados e empreendedores do segmento jurídico.

Característica de um escritório de advocacia composto pela sociedade unipessoal

Esse tipo de natureza jurídica, como já dissemos, surgiu com a Lei 13.247/2016, que alterou os artigos 15, 16 e 17 do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994), vejamos.

Art. 15. Os advogados podem reunir-se em sociedade simples de prestação de serviços de advocacia ou constituir sociedade unipessoal de advocacia, na forma disciplinada nesta Lei e no regulamento geral.

Portanto, trata-se de uma sociedade individual, composta por apenas um sócio, onde o mesmo deve ser um advogado, devidamente licenciado pela OAB, e não possuir nenhum tipo de impedimento para exercer sua atividade como advogado. Este tipo de sociedade não pode ter características de sociedade empresária, e também não pode usar nome fantasia, ou ainda, realizar atividades fora do campo semântico da advocacia.

Tributação da Sociedade Unipessoal de Advocacia

Esse tipo de sociedade está enquadrado nas modalidades do anexo IV, da tabela do Simples Nacional e os impostos vão variar muito, a depender do faturamento do escritório de advocacia.

De fato, um dos grandes benefícios tem a ver com as alíquotas, de todas, as que estão inclusas na modalidade unipessoal de advocacia tem sido uma das melhores!

Por isso que a busca tem sido grande para esse tipo de sociedade para advogados, já que envolve menos burocracia e maior êxito em vários sentidos!

Logicamente, que somente com um contador especializado em tributação para advogados, é que se pode obter sucesso tanto no sentido da abertura de escritório de advocacia, quanto nos demais requisitos de importância, pois com toda a bagagem empresarial, é que faremos uma análise de qual será o melhor tipo de regime tributário para o advogado.

E como você pode saber se a sociedade unipessoal é indicada para você?

É mesmo o melhor tipo de sociedade?

Vamos conferir, então!

Vejamos as vantagens!

Vale mesmo a pena uma sociedade unipessoal?

  • Veja bem, como advogado pessoa física, você terá de pagar muito mais imposto, podendo chegar a 27,5% sobre o valor total, o que seria um grande desfalque financeiro, afinal de contas, o lucro precisa ser estabelecido, para que você possa manter suas necessidades profissionais e pessoais, certo?
  • Como advogado pessoa jurídica, dentro da sociedade unipessoal de advocacia, você pode chegar a pagar o mínimo de 4,5% ou outro valor, a depender de cada situação, daí somente conversando conosco e com uma análise de seus resultados, poderemos calcular os valores mais exatos.
  • Esse tipo de sociedade, é ideal para aqueles advogados que não querem fazer sociedade com nenhuma outra pessoa. Visto que prefere performar sozinho.
  • A formalização da sociedade unipessoal para advogados é bem mais rápida e eficaz em muitos sentidos, o que promove mais facilidade na abertura e segurança até mesmo ao fechar negócios com clientes.
  • Traz também mais proteção e conforto ao advogado, garantindo maior credibilidade, já que notas fiscais poderão ser emitidas.
  • A redução da carga tributária é um dos maiores apoios desse tipo de sociedade, já que mesmo sendo uma pessoa jurídica, tendo respaldo legal, o advogado consegue pagar menos, do que se estivesse trabalhando como um advogado autônomo.
  • Além de tudo isso, ainda existem os benefícios dos direitos previdenciários e sociais, que estão inclusos na sociedade unipessoal para advogados, ou seja, o profissional automaticamente terá direitos como: aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidentes, dentre outros.

Portanto, não perca mais tempo, nem dinheiro não, vem conversar conosco e poderemos te ajudar em todo esse processo de abertura de sua sociedade unipessoal de advocacia, combinado?

Somos uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para advogados, e podemos te ajudar!

 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a C.A. Nova?

Somos uma Empresa Contábil – RJ, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @canovacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Você é advogado e deseja potencializar seus resultados?Deseja saber como…
Back To Top