Neste artigo, vamos falar sobre promoções para atrair clientes para bares e restaurantes.
Afinal, promoções são uma ótima forma para atrair clientes para seu estabelecimento. Mas para criar uma boa promoção é necessário ter criatividade, estratégia e planejamento financeiro.
Talvez suas promoções não estejam trazendo os resultados esperados e você esteja se perguntando como melhorar isso, e é para isso que criamos este conteúdo! Vamos mostrar a você os erros que você pode estar cometendo e como corrigi-los.
Então, continue a leitura e entenda 5 erros que podem estar sendo cometidos e como mudar isso!
1. Não saber para quem exatamente está vendendo
Um ponto essencial ao pensar em uma empresa, seja um restaurante, bar ou qualquer outro negócio, é saber qual é seu público-alvo. Afinal, é em cima dele que você vai estabelecer suas estratégias de marketing, como promoções e anúncios.
Se você não tem seu público e personas bem definidos, trate de trabalhar em cima disso. Afinal, as táticas de venda são diferentes de acordo com o público potencial.
E como definir seu público-alvo e estabelecer seus objetivos e estratégias promocionais?
Faça pesquisa
Quando não sabemos alguma coisa com exatidão, devemos pesquisar. Nesse caso, avalie alguns itens como:
- Onde meu restaurante/bar está localizado?
- Que tipo de pessoas frequentam as redondezas?
- Qual é a classe social e quais são os comportamentos e preferências do público ao qual pretendo atender, especialmente em termos de comida e bebida?
“Quem tudo quer, nada tem”
Lembra-se do ditado? Então, foque em um público delimitado e faça promoções para atrair esses clientes específicos em seu restaurante ou bar.
Crie uma persona
Baseado nas informações sobre seu público-alvo, procure criar uma ou mais personas – que são representações de clientes ideais, com nome, hábitos, expectativas e características sociais e culturais, além de faixa etária.
Ao criar promoções, cardápios ou gerir sua empresa, pense sempre nas suas personas. “O cliente sempre tem razão”, então faça com que ele fique satisfeito.
2. Não utilizar táticas de ofertas e não realizar testes
Já falamos que você precisa criar promoções fundamentadas no perfil do público-alvo, que deve ser bem delimitado – embora, com o tempo, possa se expandir.
Um lembrete: por mais que você utilize consultoria de marketing e pense com muito cuidado em suas promoções, pode ser que elas não funcionem como o esperado. Mas não desista. A melhor forma de aprender é na prática: faça testes e veja o que funciona e o que não funciona.
Por exemplo, jovens solteiros se dão bem com promoções de fast-food em combos e promoções para self-service (se seu restaurante atender nessa modalidade). Além disso, eles costumam pedir delivery de comida e bebida, então, que tal investir nisso se o seu público-alvo é o jovem?
Já pensou em criar um app ou se cadastrar em um confiável para trabalhar com entregas na casa do cliente? Esse é o tipo de coisa que você deve pensar, sempre com o intuito de agradar seu público. Teste com base nas suas personas e descubra o que funciona melhor para o seu caso.
3. Não usar slogans e textos persuasivos
Promoções para atrair clientes não significam só preço e qualidade dos produtos, mas também marketing, de forma geral, com slogans e textos atrativos para promoções imbatíveis.
Coloque-se no lugar do público, pense como ele, trate-o como quem deseja para ele simplesmente o melhor.
4. Não ter diferenciais
Em promoções para atrair clientes ter diferenciais é essencial, portanto, seja criativo. Não importa seu nicho, em termos de comida ou bebida, hoje em dia a concorrência é muito grande e a alimentação é um dos setores mais disputados.
Sem diferenciais diante da concorrência você não vai longe, acredite. Não basta vigiar a concorrência e fazer parecido, ou cuidar dos desejos do público mas fazendo o óbvio, o que todo mundo faz para eles.
É necessário um tanto de arrojo. Pense em produtos que não são fáceis de se encontrar por aí e faça promoções deles. Converse com os clientes – offline e online, nas redes sociais, por exemplo – e entenda as opiniões sobre seus produtos.
Aceite críticas como oportunidades para melhorar, não deixe de ser profissional. Afinal, a opinião que importa é a do cliente.
Além disso, que tal oferecer mimos aos seus clientes? Especialmente os mais antigos ou os clientes novos, recompensando-os pela preferência.
5. Não cuidar do estabelecimento
Você realmente se preocupa em ter um ambiente agradável e aconchegante na hora de criar promoções para atrair clientes?
Comer e beber pede conforto, “sentir-se em casa” com boa iluminação, ambiente arejado e funcionários prestativos e eficientes.
O que você pode mudar para atrair mais clientes em suas promoções? Quer dizer, fazer com que queiram estar no seu restaurante ou bar? Você não precisa fazer investimentos enormes, necessariamente. Se não tiver recursos, opte por ideias simples e criativas: música ambiente, organização e limpeza e decoração com a cara do público para quem você vende, por exemplo.
Gostou do nosso conteúdo sobre promoções para atrair clientes para bares e restaurantes? Então continue navegando em nosso blog para mais dicas valiosas como essas!
Até a próxima!