Substituição Tributária: Descubra Como Utilizar Um Dos 3 Tipos Para Simplificar A Gestão Do Seu Restaurante, O Pagamento De Impostos E Amenizar Os Impactos Da Crise!
Saiba Mais Sobre O Que É A Substituição Tributária E Como Você Pode Beneficiar O Seu Restaurante – E Afastar A Crise Com Um Dos Três Tipos Existentes!
Você já encontrou um caminho viável para sair da crise?
Estamos rodeados de possibilidades sem fim, mas nenhuma – pelo menos, das mais evidentes – se mostra vantajosa para os empresários.
Este é o seu caso?
De fato, o cenário está bem mais próximo de uma distopia do que de um conto de fadas para os empreendedores, mas, mesmo com vários “contras”, você ainda é empreendedor, e precisa achar meios de continuar sendo um.
E é aqui que entramos para te ajudar!
Se a situação não está das melhores para o seu restaurante, hoje, viemos te trazer um conceito que pode ser uma solução para os seus problemas: a substituição tributária! Venha com a gente e entenda como ela pode ser de grande ajuda para o seu estabelecimento!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é a substituição tributária?
A substituição tributária é uma forma de o Governo recolher os impostos, e até aqui, nada é novidade para você e seu restaurante.
Contudo, essa forma aborda um diferencial: a reincidência de um imposto, como o do transporte de mercadorias e o famoso tributo que incide sobre essa atividade.
Sim, estamos falando do ICMS, que é cobrado estadualmente e, por isso, se os seus insumos são transportados de um estado para o outro, esse imposto será adicionado entre as suas obrigações.
Por isso, a substituição tributária visa concentrar essa tributação em apenas uma pessoa ou empresa, facilitando, assim, o recolhimento e o pagamento do imposto.
Porém, é necessário avisar que essa forma de arrecadação também vale sobre o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializado)!
Quais são os 3 tipos de substituição tributária que podem beneficiar o seu restaurante?
Agora que você entendeu o conceito de substituição tributária, é preciso saber quais são os três tipos que podem abrir caminhos mais vantajosos para o seu restaurante.
-
Substituição tributária para frente
Na primeira, os impostos são concentrados na primeira pessoa ou empresa da cadeia de comércio.
-
Substituição tributária para trás
Na segunda, acontece o oposto da primeira, portanto, o último integrante paga integralmente os impostos.
-
Substituição tributária em si:
No último, existe uma “substituição” dos contribuintes, principalmente no que se refere ao ICMS.
Para exemplificar, basta imaginar uma indústria que paga o ICMS pela empresa de transporte que foi contratada para o transporte de seus produtos.
Ficou com dúvidas sobre o assunto?
Para fazer uma escolha assertiva neste momento, é necessário ter muito mais do que conhecimento dos conceitos de substituição tributária, mas ter ciência da situação do seu restaurante e quais caminhos são os mais vantajosos a seguir.
Contudo, com uma mudança tão brusca de cenário, notícias nada agradáveis e diversas medidas que vêm e vão, saber como fazer a melhor escolha é quase uma missão impossível.
Quase, pois, com a ajuda de profissionais contábeis, você não precisará ter que ficar em dúvida sobre as informações, mas apenas dar a palavra final sobre o melhor caminho a seguir!
E nós, da CA Nova, prestamos serviços de contabilidade com um aspecto muito mais vantajoso – é claro, além da excelência – para você: contadores que entendem e possuem especialização no seu ramo de atuação!
Entre agora em contato com a gente e encontre os caminhos mais vantajosos para passar pela crise!