“…a medicina é uma profissão, mas a saúde é um negócio”.
Uma das muitas definições de marketing para médicos é:
“Um processo contínuo de encontrar, atrair e reter pacientes”.
Isso é simples, objetivo… Porém, mais desafiador do que nunca para se alcançar com sucesso.
Em meio a constante evolução do segmento da saúde, médicos bem-sucedidos – autônomos e clinicas médicas que se erguem acima da concorrência – são clínicos habilidosos e empreendedores experientes. Eles reconhecem que, mais do que nunca, a medicina é uma profissão, mas a saúde é um negócio.
Portanto, nosso objetivo com as várias publicações deste blog é fornecer artigos e materiais educativos, com conselhos práticos e instruções objetivas sobre as várias estratégias e táticas, para que um médico e demais profissionais da área da saúde sejam muito bem sucedidos na gestão de suas carreiras e negócios.
Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre 7 estratégias de marketing para médicos se comunicarem melhor com pacientes em potencial, pacientes existentes e fontes de referência.
Existem sete conceitos que distinguem os líderes do segmento da saúde de alto desempenho. Acompanhem…
Segredo #1: Os pacientes não são estranhos ao negócio. Eles são o nosso negócio
Criar e manter uma clínica médica centrada no paciente não é um conceito novo.
Há décadas, especialistas em negócios reconhecem que:
“O cliente é a pessoa mais importante de qualquer empresa”.
Portanto, na área da saúde isso não é diferente: “um paciente é a pessoa mais importante para o negócio” e para o negócio ser bem sucedido “não depende de nós, somos dependentes deles” e, finalmente, “é nosso trabalho satisfazê-los”.
Profissionais de primeira linha:
- Entendem que “estratégias de negócios centradas nos pacientes” tem interpretações de marketing contemporâneas…
- Tem a compreensão profunda das necessidades e desejos do público-alvo e fornecem respostas oportunas apropriadas a essas necessidades;
- Reconhecem os pacientes como consumidores informados que participam ativamente de seus cuidados com a saúde; e
- Entendem que um relacionamento conectado é parte integrante da experiência e satisfação do paciente.
Segredo #2: Uma zona de conforto é um lugar bonito, mas nada cresce lá
Médicos experientes em marketing e negócios geralmente falam sobre lições pessoais em coragem e determinação.
Por exemplo, médicos – cirurgiões, em particular – são adversos ao risco nos negócios.
De fato, ser adverso ao risco é o fator número um que retém a maioria dos médicos e os impede de ter sucesso.
A parte difícil é ter a coragem de aceitar riscos para colher as recompensas nos negócios. O sucesso – e as recompensas pessoais e profissionais que isso acarreta – é alcançado quando o desejo de crescimento é maior que o medo do fracasso.
Segredo #3: O que ajuda as pessoas a ajudarem nos negócios
Algumas clínicas médicas apressam-se em campanhas publicitárias para anunciar o que mais “querem vender”, e o fazem sem levar em conta as necessidades e expectativas do consumidor (paciente).
A verdade fundamental aqui é que ninguém vai à uma clínica ou realiza pesquisas na internet para comprar ou contratar “uma cirurgia” ou um tratamento médico.
Desse modo, as pessoas só compram e continuarão “comprando” um bem maior para si mesmas.
Estratégias de marketing para médicos que compreendem e comunicam soluções para um problema ou uma resposta a uma necessidade é essencial para ajudar as pessoas a compreenderem seus problemas e reconhecerem que precisam contratar serviços médicos para resolvê-los.
Segredo # 4: Marketing é um investimento gerador de receitas
Alguns médicos ou profissionais da saúde erroneamente contabilizam o marketing como se fosse um item de despesa.
Na verdade, o marketing para médicos é o principal combustível para novos negócios, e a medida de seus esforços em marketing é o Retorno sobre o Investimento (ROI) que terão. Espera-se que os recursos financeiros aplicados ao marketing para médicos acompanhem a receita específica resultante.
Gestores de clinicas e hospitais reconhecem que não existe oportunidade melhor ou mais recompensadora do que investir no crescimento de seu próprio negócio.
Segredo # 5: Ideias sem ação são inúteis
Um consultório médico que tem resultados expressivos através de seus investimentos em marketing, começa com um “plano de jogo” detalhado.
É um plano – baseado em estratégias e táticas comprovadas – que inclui metas específicas e um meio de medir o progresso e os resultados. Também inclui um orçamento que é forte o suficiente para manter e atingir as metas.
Segredo # 6: Estratégias de marketing para médicos de sucesso é um esforço da equipe
Um consultório médico – mesmo uma clínica com uma equipe maior- raramente é composto por talentos de marketing com amplos e profundos conhecimentos.
Embora a participação de toda a equipe seja fundamental, as clinicas e consultórios com maiores índices de crescimento, muitas vezes, atingem um patamar que requer ajuda externa experiente para manter a curva de crescimento ascendente.
Os médicos que estão determinados a romper frequentemente as fronteiras do sucesso, são parceiros de agências de marketing especializadas na área da saúde para lhes apoiar em suas estratégias de crescimento.
Segredo # 7: Bom o suficiente, nunca é
Ninguém quer contratar ou ser atendido pelo “segundo melhor” médico.
Por isso, atingir o sucesso em suas estratégias de marketing para médicos na atração de novos pacientes depende de um esforço contínuo para comunicar uma mensagem de qualidade na prestação de cuidados de saúde.
O negócio cresce através da percepção de valor em relação a excelência em cuidados clínicos e resultados, experiência do paciente, crescimento profissional e satisfação pessoal.
Conclusão
O sucesso e o crescimento de sua clínica médica e carreira dependem dos pacientes, atuais e futuros.
Então, para garantir que você continue seguindo em frente, é necessário aumentar suas estratégias de marketing para médicos e assim, garantir que você está sendo visto, para ser sempre lembrado!
Nossa missão é ajudá-lo a atingir as metas de sua clínica médica e carreira e, para isso, oferecemos a você o melhor em serviços especializados de contabilidade para médicos.
Talvez você esteja se perguntando:
“Mas o que tem a ver minhas estratégias de marketing para médicos e contabilidade?”
Nós respondemos à você doutor:
“Marketing e contabilidade tem tudo a ver!”
Isso porque, para que você tenha excelentes estratégias de marketing e possa contratar os melhores profissionais da área, demanda investimentos e, investimentos influenciam diretamente nas finanças do negócios.
Para que você tenha uma clinica médica saudável financeiramente, você precisa contar com uma gestão contábil eficiente e um planejamento tributário muito bem elaborado para que possa economizar seus recursos financeiros com o pagamento de impostos e, assim, poder investir em marketing com mais tranquilidade.
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