O fluxo de caixa é a solução para uma vida financeira saudável nas empresas, pois é uma prática que trata de todos os dados relacionados à movimentação do dinheiro.
Ou seja, todos os valores que entram e saem do caixa do seu restaurante, com referência a todas as contas recebidas e pagas.
Muitas pessoas podem pensar que o fluxo de caixa do restaurante só deve ser feito depois que o estabelecimento começar a funcionar, mas deve se iniciar desde o planejamento.
Se você ainda tem dúvidas se faz a gestão correta do caixa da sua empresa ou quer entender como é o processo, siga o passo a passo da C.A Nova Contábil para implementar o controle financeiro na sua empresa.
Fluxo de caixa: definição
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que trata do controle de todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa.
Em bares e restaurantes, o fluxo de caixa funciona com o levantamento das vendas e dos custos de aquisição de mercadorias e manutenção da loja (aluguel, água, luz, etc.).
Além disso, é uma ferramenta que informa qual será o seu saldo de caixa a qualquer momento. Para isso, são feitos registros de fluxo atual, bem como previsões futuras.
Como montar seu fluxo de caixa
O principal objetivo da gestão de caixa é calcular e projetar o saldo disponível na empresa para que ela se sustente.
Ou seja, sua atuação vai muito além de identificar quais contas a pagar e quais a receber.
Mas garantir que haja sempre capital de giro para comprar alimentos e bebidas, além de pagar impostos e contas do mês.
Para abrir a caixa registradora, anote a quantia necessária para iniciar a jornada de trabalho, ou seja, a quantia que ficará disponível para troco.
É necessário registrar todos os valores que entram e saem ao longo do funcionamento do restaurante.
E para realizar esse fechamento é necessário somar todas as entradas e reduzir todas as saídas com base nesse resultado (alteração em caso de fluxo diário).
Com esse número final, você poderá saber se o dia foi bem-sucedido ou não, ou seja, se teve sobra ou déficit de caixa.
Benefícios do Controle do Fluxo de Caixa
Auxilia na tomada de decisão: Para tomar qualquer decisão importante para a empresa, é preciso avaliar como ela está.
Com isso consegue monitorar suas finanças e saber exatamente se é um bom momento para tomar determinadas decisões.
Ajuda a gerenciar as despesas: ao acompanhar detalhadamente o fluxo de caixa, é possível identificar quais despesas são desnecessárias e tomar a iniciativa de reduzi-las.
Planejamento financeiro: conhecer os fluxos passados permite que você planeje bem o futuro e tenha tempo suficiente para se preparar.
Confira também os artigos…
- 5 dicas de ouro para ter um restaurante de sucesso
- Segurança e higiene: entenda como mantê-las em seu restaurante
- Como fazer o balanço patrimonial do seu restaurante sem complicações
Tenha o apoio da C.A Nova Contábil
Como ficou evidente, o fluxo de caixa em restaurantes evita gastos desnecessários, contribuindo para o crescimento do negócio.
Dessa forma, uma das decisões mais agressivas da empresa é contar com o apoio de um serviço especializado em gestão de fluxo de caixa para restaurantes.
Se ainda tem alguma dúvida sobre como podemos ajudá-lo entre em contato conosco da C.A Nova Contábil. Estamos ansiosos e preparados para te atender e oferecer as melhores soluções e alternativas para montar seu fluxo de caixa de forma eficiente.
Fale conosco hoje mesmo!
CLIQUE AQUI E TENHA APOIO ESPECIALIZADO PARA GERENCIAR O SEU FLUXO DE CAIXA