Guia sobre PIS/Cofins monofásico para garantir a conformidade do seu bar, sem custos excessivos!
Descubra tudo que você precisa saber sobre PIS/Cofins monofásico para manter seu bar distante de problemas fiscais
Quando falamos de tributação, impostos e fisco, muitos gestores de bares já ficam de cabelo em pé…
Isso porque, de fato, é um assunto complexo e extremamente necessário para que seu estabelecimento possa operar sem problemas.
E é sabendo disso que preparamos o artigo de hoje, com o intuito de descomplicar essa questão para você e dar as informações que você precisa para garantir a plena conformidade do seu negócio com as obrigações fiscais.
Para isso, vamos falar sobre um assunto em específico: o PIS/Cofins monofásico para bares e o que você deve se atentar em relação a isso.
PIS/Cofins monofásico – O que é e como funciona?
Quando falamos de regime monofásico, se trata de uma especificidade da tributação brasileira onde impostos, como o PIS/Cofins, são cobrados apenas no início da cadeia tributária, portanto, na indústria.
Ou seja, explicando como funciona em bares, a situação seria a seguinte:
A indústria produz bebidas e paga o PIS/Cofins.
Contudo, por ser um produto dentro do regime monofásico, você, dono de um bar, ao adquirir esse produto, não precisa pagar esses impostos novamente, pois já foram arrecadados no início da cadeia tributária.
Porém, muitos gestores não têm conhecimento sobre isso e acabam pagando novamente o PIS/Cofins, de forma desnecessária, gerando mais custos tributários do que o necessário.
Atenção com o Simples Nacional!
Se o seu bar estiver enquadrado no Simples Nacional, é preciso ter atenção redobrada com o PIS/Cofins monofásico…
Afinal, esses dois impostos estão inclusos na unificação do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional, e é preciso realizar a dedução para que, ao pagar a única guia, você não acabe pagando o PIS/Cofins desnecessariamente.
Paguei o PIS/Cofins desnecessariamente! E agora?
Sabemos que essa é uma situação comum, especialmente quando não se tem pleno conhecimento sobre o assunto, mas, felizmente, existe solução!
A recuperação de créditos tributários é um direito previsto na legislação que te ajuda exatamente nesse tipo de situação.
Por meio disso, você consegue solicitar o que foi pago a mais nos últimos 5 anos e, caso seja aprovado pela Receita Federal, reaver o que foi pago a maior por meio de restituição ou compensação.
Mas vale ressaltar que, para isso, o suporte contábil é indispensável.
Conte com a CA Nova!
Trouxemos para vocês as principais informações sobre o assunto, contudo, na prática, existem diversos cálculos e trabalhos envolvendo essa questão, que devem ser realizados da forma adequada para o pleno funcionamento do seu bar.
E é exatamente para garantir que tudo esteja em ordem, que nós atuamos! E você pode contar conosco, da CA Nova, para cuidar de tudo para você.
Nossos profissionais são especialistas em contabilidade para bares e estão preparados para garantir que o PIS/Cofins monofásico não seja um problema para você.
Sendo assim, não hesite em nos contatar e contar conosco!