
Marketing na odontologia – Como divulgar um consultório em 2 passos?
O marketing na odontologia é fundamental para você obter o máximo de resultados que o seu consultório ou clínica odontológica pode oferecer! Quer aprender 3 dicas incríveis, que farão com que você nunca mais se preocupe com a captação dos seus clientes?
Então continue com a C.A. Nova Contábil, porque hoje você aprenderá muito mais sobre esse assunto e começará a desenvolver técnicas incríveis para conquistar seu público-alvo!
Vamos aprender?
Índice
1 – Marketing na odontologia: Defina uma persona, o seu cliente ideal!
A persona é um elemento fundamental dentro do marketing na odontologia! Trata-se da criação de um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. O que isso significa? Bom, para começar, você poderá direcionar todas as campanhas de publicidade e estratégias a esse perfil de cliente!
Então, ao invés de simplesmente se deixar captar uma série de clientes diferentes, você se permitirá focar em um tipo de cliente muito mais propício a adquirir os seus serviços, porque você terá estudado a respeito desse perfil, entenderá quais são as suas necessidades e desejos, além das expectativas que ele tem para com o seu serviço.
Para isso, descubra:
- Sua idade;
- Seus interesses;
- Seus hobbies;
- Seu emprego;
- Se tem filhos;
- Se tem família;
- Se mora sozinho;
- Se fuma;
- Se bebe;
- O que assiste;
- Que sites frequenta;
- Que revistas e jornais lê;
- Filmes favoritos;
- Onde mora;
- O que gosta de comer;
- Se bebe refrigerantes;
- Frequência de uso de creme dental;
- Frequência de uso de fio dental e similares.
Pode parecer difícil, mas uma pesquisa digital em um formulário do Google, por exemplo, pode te ajudar bastante.
Além disso, é possível entrar em contato com seus clientes mais fiéis através do telefone. Explique a situação para eles, a necessidade de conduzir uma pesquisa para entendê-los melhor e para aprimorar os seus serviços! Dificilmente algum dos seus clientes se recusará a responder.
Ah, e não pense que isso é apenas utilizável na Internet. O termo persona é frequentemente associado com o Marketing Digital, o que não é um problema. Mas, é preciso saber que qualquer tipo de campanha de divulgação depende de um estudo detalhado do perfil do seu cliente ideal!
2 – Utilize a Internet, mas concentre-se fora dela!
O Marketing na Odontologia possui um grande potencial na internet. Sim! É verdade. Você pode acabar com o problema de captação de clientes e finalmente equilibrar suas contas com estratégias de marketing digital.
E sim, você deve apostar no potencial digital e colocar seu consultório ou clínica odontológica em redes sociais, ter um site muito bem estruturado e produzir conteúdo. Lá, você poderá criar uma zona de engajamento!
O que é a zona de engajamento? Imagine o ambiente virtual como um grande pátio. Os seus clientes estão no centro! Se não há nada para mantê-los lá, eles irão se dispersar, e você os perderá para sempre!
O que fazer, então?
Você deverá cercá-los por mídias onde você produz e compartilha conteúdo direcionado para o seu público!
Se você produzir conteúdo para YouTube, Facebook, Instagram, e-mail, blog, etc, terá um desempenho bem interessante e manterá os seus clientes “presos” nessa zona de engajamento. E isso é muito bom para o seu negócio!
Mas, isso não é tudo! Você deve se concentrar também no que as pessoas falam de você por aí. Por isso, seu atendimento offline precisa ser completo e prezar pelo bem dos seus clientes. Proporcione bem-estar, cuidado e muita atenção, além de um ambiente confortável. Pense que seu cliente se torna um avaliador quando é atendido por você, e essas avaliações afetam seu negócio tanto na Internet quanto na vida real.
Cuide do seu negócio e aproveite essas dicas de marketing na odontologia!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a C.A. Nova.
Será um prazer atendê-lo e ajudá-lo a extrair todo o potencial do seu negócio. Somos uma empresa contábil especializada em contabilidade para dentistas no Rio de Janeiro. Portanto, se precisar de ajuda para estruturar as suas finanças, fale conosco!

Sucesso e até breve.