Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

Dicas para o consumidor não cair em ciladas!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Dicas Para O Consumidor Não Cair Em Ciladas! - C. A. Nova Contábil

ESTE É O SEGREDO PARA NÃO SER PEGO DE SURPRESA!

Em nosso artigo, vamos conversar sobre o que você precisa fazer para evitar cair em armadilhas nesta Black Friday.

Estamos em mais uma época de Black Friday e, com ela, infelizmente, ainda algumas empresas adotam práticas não tão éticas para aumentar seus resultados.

Sendo assim, o consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, deve ficar atento às ofertas, para evitar, em vez de economizar, pagar valores maiores ao adquirir produtos ou serviços, bem como para evitar ter problemas com suas finanças.

Primeiro lugar é planejamento

Os preços podem até parecer tentadores, mas é importante se planejar para não complicar o orçamento com a Black Friday. 

Logo depois da data, chega a hora de pagar o IPTU, o IPVA, a matrícula escolar, o plano de saúde – e, dessas contas, não dá pra se livrar.

Para não gastar mais do desejado, a dica é fazer uma lista de produtos de que você precisa e que gostaria de comprar. Além disso, tente estabelecer um limite de gastos. Assim, será possível saber exatamente quanto da sua renda estará comprometida

Faça pesquisas antecipadamente

Ainda estamos no início do mês, mas as ofertas já começam a aparecer. Contudo, uma das regras para se dar bem na Black Friday é pesquisar; isso se torna ainda mais importante quando percebemos que algumas empresas maquiam o preço para que o produto pareça mais barato, ou seja, sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta. Essa prática é considerada publicidade enganosa, e o estabelecimento pode ser penalizado.

Há maneiras de evitar esse tipo de prática. Uma delas é visitar sites e lojas diferentes com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Pesquise o preço, as condições de venda e as especificações do produto. Ainda dá tempo para isso.

Guarde o folheto ou tire um print screen (foto da tela do computador ou do celular) com a demonstração do produto, com o valor e também com a informação do link, com o nome da empresa, com a data e com a hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, você pode conferir se a oferta realmente foi cumprida.

Alguns sites e os Procons fazem o monitoramento de preço para ajudar os consumidores que não pesquisam antes. Vale a pena dar uma conferida e checar se o preço que encontrou é realmente o mais vantajoso.

Realizar compras em sites seguros

Outra atitude muito importante, principalmente se a compra for feita pela internet, é pesquisar a idoneidade da loja. 

Certifique-se de que a empresa existe, verificando se possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja.

Evite, também, sites que só aceitam pagamento via boleto, pois, além de o processo não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, você não conseguirá reaver o valor pago. Caso se depare com uma empresa falsa, denuncie ao Procon.

Duvide de promoções por e-mail

Fique atento a e-mails enviados com ofertas imperdíveis. Antes de clicar, desconfie. Você pode ser uma vítima de fraude. Golpistas aproveitam do aumento das transações para ludibriar consumidores. Sendo assim, preste muita atenção ao remetente. 

Os ataques costumam fraudar o internauta utilizando e-mails inexistentes e domínios que, embora pareçam com o original, não têm relação com a empresa da suposta oferta. Além disso, preços muito abaixo da média praticada também são indícios de fraude. Fique atento.

Fique atento às taxas de envio

Se já decidiu fazer uma compra online, repare bem no custo total da encomenda. A maioria das lojas cobra despesas de envio, que variam de acordo com o tamanho e com o peso dos produtos adquiridos. 

Tais despesas podem fazer com que o custo total da compra tenha valores muito próximos, ou até superiores, ao preço original do artigo.

Todo cuidado é pouco. Caso se sinta lesado, acione o Procon de sua cidade.

Acesse a cartilha com dicas do Procon e saiba mais!

CA Nova: uma contabilidade que trabalha por você e para você

Ter um controle financeiro adequado é importante tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Em momentos de instabilidade econômica, como o que estamos passando, isso se torna algo ainda mais importante.

Então, ter tudo registrado, acompanhar gastos e refletir sobre para onde os seus recursos serão direcionados são dicas simples, mas das quais nós, da CA Nova, sabemos da importância e, por isso, compartilhamos sempre com nossos clientes.

Somos uma contabilidade que se preocupa com o seu progresso e temos soluções para pessoas físicas e jurídicas. Clique no ícone do WhatsApp presente no canto direito da sua tela e tenha detalhes.

Ter um controle financeiro adequado

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Obrigações acessórias: entenda mais sobre esse assunto Cumprir as obrigações…
Cresta Posts Box by CP