Fale conosco

(21) 2253-5422

E-mail

canovacontabil@canovacontabil.com.br

Pesquisar

CONTROLE DE ESTOQUE PARA RESTAURANTES: COMO EVITAR O DESPERDÍCIO, REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DO SEU NEGÓCIO.

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Controle De Estoque Para Restaurantes: Como Evitar O DesperdÍcio, Reduzir Custos E Aumentar A Lucratividade Do Seu NegÓcio. - C. A. Nova Contábil

A maior parte dos custos operacionais do seu restaurante sempre será, sem dúvida, trabalho. No entanto, como o custo da mão-de-obra costuma ser razoavelmente constante, há pouco que você possa fazer para controlá-lo. Porém, a segunda maior despesa é o custo do seu estoque, e se você realizar de forma adequada o controle de estoque para restaurantes, você conseguirá evitar desperdícios, reduzir seus custos e aumentar a lucratividade do seu negócio.

A maioria dos restaurantes de hoje emprega muitas ferramentas tecnológicas eficazes para ajudá-los a controlar seus estoques e realizar o inventário de forma eficaz. No entanto, há também um conjunto de práticas recomendadas que também devem vigorar para garantir o sucesso. No artigo de hoje, iremos explorar algumas das tecnologias disponíveis, bem como esclarecer quais maneiras, mesmo para quem investe pouco em tecnologia, continuam a funcionar bem para o controle de estoque de alimentos e bebidas em seu restaurante.

Vamos lá?!

1 – Ferramentas Tecnológicas

Há uma infinidade de tecnologia disponível de controle de estoque para  restaurantes, de modo a facilitar o gerenciamento das entradas e saídas de mercadorias. Esses tipos de sistemas automatizam o controle de estoques e facilitam a realização do inventário, e por isso,  são considerados essenciais para todos os estabelecimentos que levam a sério a consistência e a qualidade do que servem.

1.1 – Softwares e Programas

Os softwares de controle de estoque para restaurantes são usados intensamente pelos estabelecimentos para controlar o estoque no ponto de venda e internamente. Grande parte desse tipo de software pode ser integrada aos dispositivos móveis para uma solução completa, e podem ser utilizadas por garçons, por chefs, por agentes administrativos e outros funcionários encarregados da tarefa de controlar o estoque.

Muitos dos sistemas automatizados de hoje também podem se vincular diretamente ao sistema de pedidos dos estabelecimentos, direcionando cada prato para a cozinha, de modo a otimizar de forma simultânea o preparo de cada refeição e o controle de consumo e cobrança de cada cliente, de acordo com seus pedidos. No lado do estoque, eles rastreiam a rotação dos ingredientes para garantir que as refeições dos clientes sejam sempre feitas com alimentos frescos e com o mínimo de desperdício possível. O monitoramento constante do estoque significa que as questões tradicionais de pedidos excessivos e insuficientes são eliminadas, aumentando drasticamente a economia, e consequentemente a lucratividade do negócio.

Melhores Práticas para Inventário e Controle de Estoque para Restaurantes

Ao adotar algumas ou todas as práticas recomendadas a seguir, qualquer estabelecimento alimentício pode ter um sólido e precioso controle sobre o estoque de alimentos e bebidas. Vamos conferir algumas das práticas mais importantes.

2 – Consistência via padronização

Cada unidade que você utilizar para quantificar seus itens, sejam números de itens ou medidas de peso, deve ser padronizada. Outra maneira de padronizar o processo é garantir que os mesmos membros da equipe sempre conduzam o inventário e realizem o controle de estoque do restaurante. Isso também reduz erros e acelera o processo.

3 – Definir sempre dia e horário para realizar o controle do estoque

A frequência da realização do inventário será diferente para cada item devido à frequência com que são pedidos e ao tipo de item que está sendo inventariado. Os pedidos semanais feitos pela maioria dos restaurantes devem resultar em inventários e controle de estoque semanal. Isso garante que os itens necessários estejam sempre disponíveis. Da mesma forma, qualquer pedido diário deve ser inventariado diariamente.

Igualmente importante é ter um cronograma para o inventário e, em seguida, garantir que ele seja seguido de forma consistente. Não fazê-lo resultará em irregularidades e números inconsistentes no que se refere ao controle do estoque para o restaurante. Os melhores momentos para fazer o inventário são antes que o seu estabelecimento seja aberto e depois de fechá-lo diariamente.

4 – Determine que o Inventário seja realizado por mais de uma pessoa

Mais de um membro da equipe deve ser responsável pelo inventário e pelo controle de estoque do restaurante. Por exemplo, eleger dois membros da equipe para realizar o trabalho pode permitir que cada um conduza inventários independentes e, em seguida, compare as anotações para garantir que não haja inconsistências.

5 – Treinar o pessoal para uma organização adequada do estoque

A maneira como os itens são organizados no almoxarifado é absolutamente essencial para o gerenciamento eficaz do inventário e controle de estoque preciso do restaurante. Todo membro da equipe deve ser treinado na organização diária do estoque de seu estabelecimento. A técnica PEPS – (Primeiro que entra, Primeiro que Sai) ou FIFO – (First In, First Out) deve ser um componente vital da organização do estoque, uma vez que permite que o material antigo fique prontamente acessível na frente das prateleiras, e quaisquer itens expirados sejam removidos imediatamente.

6 – Conte com Especialistas em Contabilidade para Restaurantes para o Crescimento e Expansão do seu Negócio

Combinando métodos técnicos e manuais de controle de estoque de restaurante, você pode garantir uma imagem clara da lucratividade do seu estabelecimento, bem como ter uma visão clara sobre as tendências de consumo dos itens que você mais utiliza. Os dados obtidos com o uso das táticas de controle de estoque para restaurantes que elencamos acima também podem ajudá-lo a prever a demanda de itens e garantir que apenas o que você precisa esteja sendo solicitado.

Profissionais especializados em Contabilidade para Restaurantes, além de auxiliá-lo na escolha do melhor sistema de controle de estoque para restaurantes, podem lhe fornecer muitos conselhos práticos para ajudá-lo a evitar o caos financeiro e, assim, apoiá-lo a expandir seu bar, lanchonete, pub, restaurante ou outro estabelecimento alimentício de qualidade.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

[contact-form-7 id=”6″ title=”Newsletter Home”]

Você pode agendar uma reunião hoje mesmo com um de nossos especialistas para entender mais sobre o controle de estoque para restaurantes e fazer um planejamento adequado da carga tributária do seu estabelecimento, para que assim você evite desperdícios, reduza seus custos e seja dono de um negócio muito lucrativo.

Será um prazer te ajudar! Fale com a C.A. Nova Contábil! Somos uma empresa contábil especializada em contabilidade para restaurante no Rio de Janeiro.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a C.A. Nova! Estamos esperando você para um café.

Até breve!

Compartilhe nas redes:

Pesquisar

Categorias

Categorias

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Aprender como decorar um restaurante é muito importante para construir…
Cresta Posts Box by CP