skip to Main Content
Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Como Abrir Um Escritório De Advocacia!

Tudo que você precisa saber sobre como abrir um escritório de advocacia!

Antes de tomar uma decisão definitiva, entenda melhor como abrir um escritório de advocacia e exerça sua atividade com muito mais segurança!

Você saiu da faculdade e já está mais do que na hora de abrir escritório de advocacia, certo?

Afinal, chega um momento em que trabalhar em regime CLT, mesmo como funcionário de um escritório, cansa. Até porque, o que você quer mesmo é ser um advogado empreendedor e começar a possuir uma carteira de clientes que te dê mais poder de negociação e de remuneração.

Então, aqui estão as melhores orientações de como abrir o seu negócio na advocacia, vamos lá?

Análise dos pontos fortes e dos fracos em escritório de advocacia

O planejamento para abertura de escritório de direito envolve um desenvolvimento assertivo, e dentro desse mesmo procedimento deve-se colocar os pontos de maior influência nas performances e atuação do seu escritório.

Assim, é preciso analisar o seguinte:

  • Quais são os atributos técnicos do negócio?
  • Que tipo de público e nichos serão atendidos por seu escritório advocatício?Como será desenvolvido o controle financeiro, tributário, fiscal e econômico do seu escritório advocatício?
  • Quais são as ações de marketing que serão implantadas?Como você lidará nos aspectos psicológicos e comportamentais, na questão da pressão do seu mercado e dos seus clientes?

Todas as suas forças, e fraquezas, bem como a de seus parceiros, deverão ser inseridas, de modo a ter maior aproveitamento na realidade do seu mercado.

Definição dos objetivos do seu escritório de advogados

Pontuar os seus objetivos se faz necessário, desde o ponto do planejamento até a implementação e desenvolvimento da natureza do negócio.

Para tal, é preciso:

  • Definir metas de curto, médio e longo prazo do escritório – incluindo a carteira de clientes, atendimentos por dia, performance, entre outras necessidades.

Outro ponto importante é se manter sempre atualizado às mudanças, já que sua área pode ter modificações de leis e regras regularmente.

E quais são os custos para se abrir um escritório de advocacia?

Fato é que, apesar de ser seu grande sonho, abrir uma empresa de advocacia, é preciso entender que, de acordo com os dados recentes do IBGE, 37,8% das empresas acabam fechando por conta de uma má gestão, entre outros aspectos que envolvem a contabilidade, os critérios fiscais e econômicos.

O primeiro ano pode ser ainda mais difícil, já que é preciso formar clientela e se estabelecer no ramo.

Por isso é válido destacar a importância do contador especializado em escritório de advocacia, pois é ele quem te orientará melhor sobre questões ligadas a redução dos seus impostos, além de ter menores custos, em comparação com a lucratividade do escritório de advocacia.

Os custos de um escritório de advocacia, envolvem:

  • Impostos para advogados;
  • Aluguel do espaço;
  • Água;
  • Luz;
  • Taxa de condomínio, se houver;
  • Internet;
  • Aparelhos da estrutura física, caso precisem de manutenção ou reparo;
  • Anuidade da OAB;
  • Ações de marketing estratégico para advogados e escritórios advocatícios;
  • Software de gestão para escritório de advocacia;Entre outros, a depender dos gastos que você tenha em seu estabelecimento e no desempenho de suas funções.

O mais indicado é realmente ter o apoio contábil que seja experiente em sua área de atuação, visto que cada setor possui códigos e deduções, assim como alíquotas totalmente diferentes e que, se feitas de maneira errada ou descuidada, podem impactar negativamente os lucros e bom desenvolvimento de seus negócios.

Conte conosco para saber mais!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a C.A. Nova?

Somos uma Empresa Contábil – RJ, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @canovacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Garantir um nome comercial para restaurantes é realmente preciso? Saiba…
Back To Top