skip to Main Content
Análise De Concorrência – Saiba Como Fazer E Entenda Como Se Posicionar Em Relação A Outros Restaurantes!

Análise de concorrência – Saiba como fazer e entenda como se posicionar em relação a outros restaurantes!

Entenda o que é a análise de concorrência e saiba como fazer da maneira certa para diferenciar o seu restaurante! 

O dia a dia de um restaurante é muito mais acirrado do que parece para qualquer um que observa de fora e nós sabemos muito bem disso.

Sendo assim, compreender os aspectos que caracterizam a concorrência é indispensável para manter o seu empreendimento à frente e se destacar no seu mercado de atuação. Visto isso, entender como uma análise de concorrência é a melhor forma para encontrar estratégias adaptáveis para melhorar tanto a visão que os clientes têm do seu negócio quanto a que o mercado como um todo tem.

Então, pensando nisso, resolvemos escrever este artigo para que você consiga compreender tudo o que é necessário quanto à análise de concorrência, bem como saiba fazer uma capaz de mudar os rumos do seu restaurante.

E então, vamos lá?

Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades - C. A. Nova Contabil no Rio de Janeiro - RJ

O que é análise de concorrência? 

Numa batalha, conhecer os os adversários é um ponto primordial, não é mesmo? Afinal de contas, se o Exército Alemão conhecesse bem o terreno russo durante a Segunda Guerra Mundial não teria perdido tantos soldados para o inverno ou então, se tivesse estudado a fundo as estratégias dos Aliados, não teria tantas baixas na Normandia enquanto esperava um ataque no Pas-de-Calais. 

Sendo assim, da mesma forma que conhecer os concorrentes em uma batalha é extremamente importante, saber quem concorre diretamente com você no seu mercado de atuação é mais do que necessário para evitar riscos e a perda de oportunidades.

Dessa maneira, podemos definir a análise de concorrência como sendo uma estratégia de estudo constante sobre seus concorrentes onde, a partir de pontos específicos e do estudo de mercado, torna-se possível conhecer e adaptar estratégias para que o seu restaurante consiga se destacar e ganhar de disparada em relação aos demais.

Contudo, é primordial que você conheça primeiramente o seu empreendimento, bem como suas características mais profundas antes de implementar a análise de concorrência. Isso acontece porque de nada vai adiantar conhecer estratégias, ameaças e oportunidades de outros restaurantes sem compreender o que é necessário para o seu destaque.

Como fazer a análise de concorrência?

Por mais complicado que possa parecer fazer uma análise de concorrência para restaurantes, nosso objetivo é facilitar essa tarefa para você. Sendo assim, acompanhe as informações à seguir e veja tudo o que precisa saber para fazer uma análise de concorrência que realmente gera resultados para o seu negócio!

Defina seus objetivos

O primeiro passo para conseguir desenvolver uma análise de concorrência que realmente faça a diferença é definir de maneira muito clara os objetivos que deverão ser alcançados. 

Dessa maneira, é preciso identificar as necessidades de melhorias que o seu negócio apresenta, como, por exemplo: melhoria nos preços, otimizar o atendimento aos clientes, conquistar novos clientes que, hoje, frequentam o estabelecimento de um de seus concorrentes, entre outros.

É necessário ter em mente que este é o ponto mais importante para a sua análise de concorrência, uma vez que, sem essas informações, será impossível atingir bons resultados.

Escolha critérios de análise

Após definir os objetivos que a sua análise de concorrência deverão atingir, é o momento de encontrar os critérios de análise aos quais ela deverá cumprir. Ou seja, nesta fase você deverá compreender e listar os dados e informações a serem captadas dos seus adversários de mercado.

Sendo assim, é de suma importância levar em conta que a quantidade de informações a serem captadas terá incidência direta no tempo da pesquisa. Dessa maneira, o ideal é captar apenas as informações que sejam capazes de fazer a diferença para o seu restaurante. 

Escolha o melhor método de coleta de dados

Apesar de alguns dados utilizados na análise de concorrência serem simples de conseguir através de bancos de dados públicos, é necessário fazer pesquisas diretas com pessoas que já consumiram a comida de seu concorrente, conhecer os seus fornecedores e, por fim, captar dados através da internet, visto que essa agrega muitas informações sobre inúmeras empresas do ramo alimentício.

Faça a interpretação de informações

Após cumpridos todos os passos que indicamos anteriormente, é o momento de compreender o que os dados captados representam e como eles podem facilitar o dia a dia do seu restaurante, além de fazer com que você consiga alcançar um patamar muito mais alto que os seus concorrentes.

E então, o que achou das informações? Foram úteis? 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a C.A. Nova?

Somos uma Empresa Contábil – RJ, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @canovacontabil

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Análise de concorrência: Para se posicionar entre os outros restaurantes!
Article Name
Análise de concorrência: Para se posicionar entre os outros restaurantes!
Description
Entenda o que é a análise de concorrência e saiba como fazer da maneira certa para diferenciar o seu restaurante! 
Author
Publisher Name
C.A. Nova
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Saiba como o fluxo de pessoas pode trazer mais clientes…
Back To Top